quarta-feira, 14 de março de 2018

Contação de histórias lembram aniversário de Aracaju

Estudante de 11 anos, Kaliel Pires





 Projeto Hora do Conto edição "Aniversário de Aracaju"

Coordenadora da biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso 

Professora, Patrícia Rocha 
Fotos: Edinah Mary

Publicado originalmente no site da PMA, em 13/03/18

Manhã de lazer e contação de histórias lembram aniversário de Aracaju

Uma aula de história fora do ambiente escolar sobre a cidade de Aracaju. Esta é a proposta da biblioteca Mário Cabral, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do projeto Hora do Conto edição ‘Aniversário de Aracaju’, durante o mês de março. O projeto contou ainda com visitação à sala Popular Mestre Euclides, e ao símbolo da cultura popular da capital sergipana, antigo brinquedo que animou gerações entre as décadas de 1900 e 1980, o Carrossel de Tobias.

Na manhã desta terça-feira, 13, a biblioteca recebeu a turma do 5º ano do colégio Unificado, que fica no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. “É de extrema importância receber a visita de escolas ou grupos de estudantes. Nesta data, nossa agenda fica recheada de visitações. É um momento de aprendizado, pois os alunos podem aprender mais sobre a mudança da capital, sobre as manifestações culturais de Aracaju. Além de ter a oportunidade de visitar o Museu Viana de Assis e conferir de pertinho elementos da nossa cultura”, ressalta a coordenadora da biblioteca, Verônica Cardoso.

Para a professora Patrícia Rocha, criar projetos que levem os alunos para conhecer a história de sua cidade fora da escola é extremamente importante e necessário. “Essa turma já está acostumada a ter esse contato do lazer com aprendizado, pois desenvolvemos um projeto que os alunos duas vezes por ano participam de uma programação diversificada com bastante conhecimento. E esta data é especial, estamos falando do aniversário da pequena notável, Aracaju e o Centro Cultural deixa viva através dos elementos a nossa história que não pode ser esquecida nunca e essas ações devem acontecer sempre”, justifica.

“Estou gostando demais em saber sobre a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju e estou encantado com cada item da nossa cultura na sala de cultura popular”, diz o estudante de 11 anos, Kaliel Pires.

O coordenador do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias, destaca a importância da visita à unidade, além de desenvolver ações que atraiam o público para conhecer um espaço que respira história.  “Nós temos o Museu Viana de Assis, que traz documentos que contam a história da capital e deixa viva em nossas memórias esse marco importante para o desenvolvimento de nossa cidade. O visitante ou turista tem a oportunidade de conhecer de forma lúdica a nossa cultura, nossa origem e despertar nas crianças a vontade de conhecer mais não só o Centro Cultural de Aracaju como valorizar e preservar a nossa cultura, a nossa história, e conhecer cada vez mais sobre a cidade que ele mora”, finaliza.

Serviço

Para a escola pública ou particular que tenha interesse em levar seus alunos para participar de ações lúdicas e educativas, no Centro Cultural de Aracaju basta entrar em contato pelo telefone: 3214-5387, e agendar uma visita.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário