sexta-feira, 30 de março de 2018

Entrega da Medalha de Mérito Cultural Tobias Barreto








Fotos: André Moreira/ASN

Publicado originalmente no site ASN Agência Sergipe, em 28 de Março de 2018

“Estamos promovendo a inclusão pela cultura e pela arte”, declarou Jackson durante entrega da Medalha de Mérito Cultural Tobias Barreto

A afirmação é do governador Jackson Barreto, ao assistir na tarde desta quarta-feira, 25, a apresentação das crianças e adolescentes que participam do Projeto DanSE

“Estamos promovendo a inclusão pela cultura e pela arte. Estou comovido ao ver nossas crianças e adolescentes dos bairros Santa Maria e Bugio dançando balé clássio”.  A afirmação é do governador Jackson Barreto, ao assistir na tarde desta quarta-feira, 25, a apresentação das crianças e adolescentes que participam do Projeto DanSE, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Ele disse que não aceita o discurso de que as pessoas mais humildes não gostam da cultura clássica. “Não é verdade. Temos que facilitar o acesso das pessoas à cultura clássica. Esse projeto envolvendo crianças e adolescentes de bairros da nossa periferia tem esse objetivo. Fico feliz que estamos consolidando o nosso compromisso social, promovendo a inclusão pela arte e a cultura”, reforçou o governador.

Os bailarinos se apresentaram no Teatro Tobias Barreto, antes da entrega da Medalha de Mérito Cultural Tobias Barreto e de Placas Comemorativas a personalidades e instituições sergipanas que contribuíram com o desenvolvimento cultural do Estado.

Lançado em janeiro de 2018, o Projeto DanSe – Escola de Dança de Sergipe - é uma ação conjunta das Secretarias de Estado da Cultura, Educação e Inclusão Social. O objetivo é oportunizar a formação de interpretes-criadores da dança capazes de atuar e contribuir para o desenvolvimento da cultura do país. O projeto é dividido em três ciclos: fundamental, intermediário e profissionalizante.

O governador Jackson Barreto também destacou a importância de homenagear as personalidade e instituições que, de alguma maneira, contribuíram para o desenvolvimento cultural do estado. “Essa homenagem representa o reconhecimento da sociedade sergipana aos que fazem a nossa cultura. Estamos homenageando os que fazem a nossa cultura em todas as vertentes”, destacou.

A Medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto foi instituída através da Lei Estadual Nº 2.55 de 21 de Novembro de 1985. Foi criada com a finalidade de distinguir a personalidades e instituições que, por seus méritos e sua cooperação, tenham se destacado no Estado ou nacionalmente, contribuindo para o desenvolvimento das atividades culturais de Sergipe.

A definição dos homenageados parte de uma lista tríplice de personalidades e entidades indicadas pelo Conselho Estadual de Cultura, cuja escolha do agraciado fica à cargo do governador. As medalhas entregues são alusivas aos anos 2017 e 2018.

O secretário de Estado da Cultura (Secult), João Augusto Gama, ressaltou a importância das personalidades homenageadas para o fomento da arte, cultura e educação do estado. Ele também ressaltou a importância do Projeto DanSe para se promover a inclusão pela arte.

Inineu Fontes, superintendente da Secult, ressaltou a preocupação do governador Jackson Barreto para com a cultura sergipana e o seu compromisso de incluir os mais carentes através das artes.   

Agradecimentos

Os homenageados agradeceram ao Governo do Estado pela referência, a exemplo da professora e historiadora Terezinha Oliva. “Fiquei feliz em receber a homenagem, pelo fato da escolha partir de um colegiado de pessoas. É uma homenagem coletiva e um reconhecimento da nossa atuação numa área nem sempre reconhecida”, disse.

Ela disse ainda que, sendo homenageada, o Instituto Histórico de Sergipe, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão e a UFS, também são homenageados, pois são instituições onde ela trabalha e dá a sua contribuição.

Também emocionado, o artista plástico José Fernandes agradeceu ao governador pelo reconhecimento aos seus 40 anos de trabalho. “Esta medalha é o reconhecimento do povo e do governador ao nosso trabalho. Me sinto honrado com essa homenagem, principalmente numa época onde as pessoas não são valorizadas”, acentuou.

O presidente do Instituto Banese, arquiteto Ézio Déda, também foi agraciado com a Medalha do Mérito Tobias Barreto. Ele disse que essa homenagem é extensiva a toda a equipe que trabalha com ele e que fica nos bastidores. “É uma grande satisfação ter o nosso trabalho reconhecido. É uma honra muito grande receber a maior comenda cultural do Estado”, comemorou.

O maestro Sérgio Teles agradeceu ao governador e à Secretaria de Cultura pela homenagem aos artistas e a entidades culturais que fomentam a arte e a cultura sergipana. Ele falou em nome dos agraciados com a honraria e agradeceu também a Companhia Energética de Sergipe (CELSE) por estar reformando o Teatro Tobias Barreto. “Este é o grande templo da arte e da cultura sergipana”, disse.   

Homenagens com Placas

Teatro: Grupo de Teatro Raízes Nordestinas e Grupo de Teatro Mamulengo do Cheiroso.
Dança: Cleanes Maria Santos Silva e Companhia Nelson Santos
Grupos de Cultura Popular: Parafusos; Batucada Pisa Pólvora; Batalhão de Bacamarteiros; Caceteira de Rindu; Cacumbi de Juarez; Chegança de Mané de Biné; Samba de Pareia.
Artes Visuais: Antônio da Cruz; Elias Santos; Fábio Sampaio
Patrimônio e Educação: Ester Fraga Vilas Bôas Carvalho do Nascimento; Verônica Maria Menezes Nunes
Audiovisual: Rosângela Rocha dos Santos (Curta-SE); Baruch Blumberg Carvalho de Matos (Sancine)
Música: Lula Ribeiro; Amorosa
Literatura: Gustavo Aragão Cardoso; José Marciano dos Santos (Zezé de Boquim).
Fomentadores de Cultura: Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI); Centrais Elétricas de Sergipe (CELSE)
Artesãos: Mestre Demar; Mestre Tonho
Festejos Juninos: Antônio de Freitas (Rua São João); Elivania Vieira dos Santos (Quadrilha Balança, mas Não Cai)
Empreendedorismo Cultural: Jorge Viana da Silva (SINCREDI); Edson Vieira Passos.

Medalha do Mérito Tobias Barreto

Teatro - Walmir Sandes de Sá – Considerada a dama do teatro sergipano, Walmir conquistou vários prêmios como “melhor atriz”, em diversos festivais. Teve destaque nacional com o espetáculo “O cão siamês de Alzira Power”.

Cultura Popular - Maria da Conceição de Jesus Santos - Mestra da cultura popular foi integrante do Samba de Pareia desde seus primórdios, porém sentiu a necessidade de fundar o seu próprio grupo, com o formato semelhante denominado de Samba de Coco. É moradora de um povoado quilombola e rezadeira em Laranjeiras, além de ser uma grande representação negra na região.

Agente Cultural - Ézio Christian Déda de Araújo - Graduado em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Desenho, foi o coordenador geral das ações para construção do Museu Gente Sergipana. Escritor é autor do livro Árvore de Folhas Caducas (2001). É Diretor Superintendente do Instituto Banese. Em 2018 realizou os projetos arquitetônicos “Monumento Marcelo Déda” e “Largo da Gente Sergipana”, em parceria com sua equipe do Ágora Arquitetos. 

Empreendedorismo Cultural – Filarmônica Nossa Senhora da Conceição – Com sede em Itabaiana, é a mais antiga instituição musical brasileira, fundada em 1745, sob denominação de Filarmônica Euphrosina - Orquestra Sacra do padre Francisco da Silva Lobo. Em 1897 recebe o nome de Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, pelo maestro Francisco Alves de Carvalho Júnior.

Música - Antônio Sérgio Teles Chagas - Natural de Campina Grande, reside em Aracaju desde 1986, onde desenvolve trabalhos com corais de empresas públicas e privadas. Maestro, compositor, arranjador e pós-graduado em Arte-Educação, participou de painéis de regência promovidos pela FUNARTE. É maestro do Grupo Vocal Vivace e membro do Conselho Estadual de Cultura.

Artes Plásticas – José Fernandes Claves dos Santos – Natural de Lagarto, é pintor, restaurador, professor de artes e produtor cultural. Realizou sua primeira exposição individual na Galeria Álvaro Santos. Já expôs no Brasil e no exterior. Foi diretor da Galeria Álvaro Santos.

Dança - Cecília Cavalcante Vieira –Bailarina, coreógrafa, professora de dança e diretora do Portal Hanna Belly, instituição que representa no Conselho Estadual de Cultura. É bacharel em Direito e possui mestrado em Dança. Tem experiência na área de artes, com ênfase em coreografias, atuando academicamente e profissionalmente nos seguintes temas: história da dança, mestiçagem cultural, cultura e dança cigana, oriental, flamenca e tribal.

Dança – Cubos Companhia de Danças - A Cubos surgiu em 2007. Em poucos anos de trabalho, fez diversas apresentações em cidades como Aracaju, Belém, Fernandópolis/SP, Recife, São José do Rio Preto/SP, Salvador e Votuporanga/SP, além de algumas cidades de Sergipe. Em 2011 inaugurou sua sede, o Centro Cubos de Cultura e Artes, local destinado ao ensino, prática e diálogo da dança.  Recebeu prêmios como o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2008 – Montagem do Espetáculo “Reverso” e Prêmio “O Capital 2011”.

Literatura - José Rivaldino Lima – Natural de Itabaiana, é pesquisador, advogado, professor e membro do Instituto Histórico de Sergipe. É fundador do jornal O Serrano. É membro da Academia Itabaianense de Letras.

Cinema - Ivan Macedo Valença – Começou a escrever criticas de cinema no Sergipe Jornal. Profissionalizou-se na Gazeta de Sergipe como repórter. Em 1971 fundou, junto com o publicitário Nazário Pimentel, o Jornal da Cidade, inicialmente semanal, posteriormente diário. Ultimamente vinha escrevendo colunas opinativas para o “Jornal da Cidade”. Ocupou cargos públicos dentre eles Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe.

Memória e Patrimônio - Terezinha Alves de Oliva – Natural de Riachão do Dantas, descobriu no ginásio a vocação para a escrita. Licenciou-se em História pela UFS, em 1980. É Mestre em História, em 1999. Doutorou-se em Geociências pela UNESP Júlio de Mesquita Filho. Foi Diretora do Arquivo Público, do Departamento do Patrimônio Histórico da SEED e Superintendente do IPHAN em Sergipe.

Jornalismo - José Diógenes de Menezes Brayner - Pernambucano, formado em Comunicação Social pela UFPE. Passou por redações de vários jornais do Nordeste. Chegou a Aracaju em 1982 para ser editor do Jornal de Sergipe. Atua há mais de 40 anos no jornalismo. Atualmente é diretor do site Faxaju Online e colunista do Jornal Correio de Sergipe. Recebeu diversos prêmios dentre eles o Prêmio Jornalístico Roberto Marinho em 2015, concedido pelo Senado Federal, ao lado dos jornalistas Gerson Camarotti e Berenice Seara.

Medalha Especial Personalidades da Cultura

Dr. Hamilton Maciel Silva Filho – Médico, natural de Pão de Açúcar. Participou da criação da Academia Sergipana de Medicina. Foi professor visitante na Univ. de Chicago nos Estados Unidos por recomendação da UFS.

Dr. Dílson Menezes Barreto - Economista. Especialista em Planejamento do Setor Público. Possui Mestrado em Sociologia e foi Secretário de Educação.

Dr. Marcos Antônio de Melo - Natural de Propriá, escritor e autor dos Livros: Propriamente Falando, O Conde de San Vicente: por uma nova história de Sergipe e Falando Propriamente, é Presidente da Academia de Letras, Ciências, Artes e Desportos de Propriá 2017.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário