quinta-feira, 8 de março de 2018

Secult realiza atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 Exposição de obras de escritoras sergipanas

 Alunas da Apae compareceram a exposição

 No MHS crianças foram conhecer a história de Irmã Dulce

 Martha Soraya, coordenadora de museus da Secult

 Palestra aconteceu durante toda a amnhã

Juciene de Jesus, diretora da BPED

Publicado originalmente no site da SECULT, em 8 de março de 2018

Secult realiza atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Biblioteca Pública lançou uma exposição em homenagem a sergipanas escritoras, e o Museu Histórico promoveu uma palestra sobre Irmã Dulce

Na data que representa a mulher e suas conquistas pelos direitos, a Secretaria de Estado da Cultura procurou promover atividades que objetivam valorizas as mulheres de Sergipe. Na Biblioteca Pública Epifânio Dória foi lançadaa exposição “Sergipanas da Literatura” com o intuito de salientar a importância daquelas que dedicaram suas vidas à arte da escrita em Sergipe. Escritoras como Quintina Diniz, Carmelita Pinto Fontes e Maria Ligia Pina foram homenageadas na manhã desta quinta-feira, 08.

A abertura da mostra contou com as presenças dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae) que além de apurar todo o acervo das escritoras sergipanas, recitaram poesias e cantaram músicas que fizessem referências ao Dia Internacional da Mulher.

A diretora da Biblioteca Juciene de Jesus ressalta que os usuários da biblioteca além de visitar a exposição, poderão ler as obras das homenageadas. “Hoje nesse dia tão importante, a Biblioteca está homenageando as escritoras sergipanas. Essas mulheres transformaram vidas através da literatura e enriqueceram o intelectual das pessoas. O leitor que comparecer a unidade irá conhecer a história de cada uma e seus respectivos trabalhos”, disse.

O presidente da APAE Max Guimarães destaca o trabalho inclusivo que a Biblioteca Epifânio Dória sempre realiza. “Além das homenageadas pela exposição, a biblioteca fez questão de congratular as guerreiras da Apae. Foi um momento bastante enriquecedor para nossa instituição pois as mulheres deficientes necessitam de momentos como estes para demonstrar seus talentos”, evidenciou.

A exposição “Sergipanas da Literatura” ficará exposta no Hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória até o dia 30 de Março. A biblioteca está localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, S/N, no bairro 13 de Julho, em Aracaju. Dúvidas ou informações podem ser esclarecidas pelo  telefone  (79) 3179 – 1907.

Irmã Dulce no MHS

Além disso, o Museu Histórico de Sergipe também promoveu uma interessante roda de conversa em São Cristóvão. Na ocasião, o diretor da unidade Sérgio Lacerda e a coordenadora dos museus Marta Soraya mediaram o debate que falou sobre a vida e obra da Irmã Dulce, uma freira baiana que teve uma importante trajetória na história de Sergipe. O trabalho de educação patrimonial foi feito com a Escola ELIC – Imaculada Conceição (São Cristovão).

O diretor Sérgio Lacerda ressaltou o trabalho de preservação do patrimônio do museu. “Com a escolha do tema “Doce Dulce Mulher”, pensei em criar uma atividade que não ficasse somente na observação da exposição. A roda de conversa trouxe a relevância da história desta grande mulher, buscando o entretenimento com a comunidade e os alunos da rede publica de ensino”, explicou.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário