terça-feira, 27 de março de 2018

Programação da Semana Santa em Laranjeiras

Foto: Edson Araújo/ Emsetur

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 26/03/2018  

Programação da Semana Santa em Laranjeiras

Os 'Penitentes de Laranjeiras' é uma das antigas tradições

Laranjeiras vai celebrar a Semana Santa com eventos tradicionais e seculares e pretende atrair visitantes e devotos de todo País. A 23 km de Aracaju, o município de Laranjeiras abriga algumas das principais manifestações religiosas e culturais que permanecem até os dias de hoje durante a Semana Santa no Estado. A programação religiosa é organizada pela igreja católica tendo o apoio da prefeitura e das secretarias municipais do Turismo e da Cultura de Laranjeiras.

Três corais fazem parte de toda a programação Santa no município, são eles: o Servos Vox, Thethos Kriale e o dos Senhor dos Passos e que possuem em seu repertorio músicas gregorianas. “De acordo com o Ministério do Turismo, cada vez mais os brasileiros viajam pelo país, motivados pela fé e Laranjeiras tem um roteiro encantador, histórico e cultural para que o visitante possa participar de um turismo de experiências religiosa única, e que é apresentado apenas durante a Semana Santa. São procissões e missas acompanhadas de cantos em que atravessaram década e que narram a história de Jesus”, conta o secretário do município, Jorge Barros.

A programação de Laranjeiras teve início no último domingo, 25, com a procissão e missa de Ramos que foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. “Teremos a Missa e Procissão do Encontro, com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos um dos grandes momentos da semana com o encontro destas imagens no Paço Imperial no Centro histórico da cidade e a Procissão do Fogaréu que é acompanhada pela Guarda Romana e atrai dezenas de visitantes que enfeitaram as principais ruas do município com luzes de velas acesas em um verdadeiro ato de fé e devoção. A celebração que marca o ponto alto da Semana Santa, será realizada na noite da sexta-feira, 30 de março, no Ato do Discernimento da Cruz e procissão do Enterro que sempre é finalizada com o oficio das almas realizada pelos Penitentes de Laranjeiras”, conta um dos coordenadores da paroquia da cidade, Gildevaldo Santos Matias.

Os Penitentes de Laranjeiras

Os “Penitentes de Laranjeiras" é uma das mais antigas tradições do município que possuem seus próprios instrumentos e cânticos.  São 19 homens, todos de túnicas brancas e encapuçados que iniciam a sua peregrinação na quarta-feira de cinzas sempre à  meia noite, pelas ruas da cidade durante toda a quaresma, nas segundas, quartas e sextas saindo geralmente de uma igreja e parando nos cemitérios, nas estradas parando e  pedindo perdão para as almas dos aflitos, como: suicidas, vítimas da violência, acidentados etc... .

Confira os pontos principais da programação:

Segunda-feira  (26/03) – Igreja do Bonfim

19h – Procissão de Nossa Senhora das Dores
Cortejo pelas ruas histórica da imagem deitada de Nossa Senhora das Dores ao som dos sinos sendo finalizada com uma missa na Igreja Matriz, acompanhada do histórico órgão de tubos, do século XIX.

Terça-feira santa (27/03) – Igreja São Benedito e Nossa Senhora do Rosário

19h – Procissão de Depósito
Com a imagem de Nosso Senhor dos Passos coberta e ao som do Dobres dos Sinos a procissão segue pelas ruas da cidade relembrando os sete Passos da Paixão de Cristo e finaliza com uma missa na Igreja Matriz

Quarta-feira (28/03) – Igreja Matriz

19h – Missa
20h - Procissão do Encontro - Após a Santa Missa na Igreja Matriz, acompanhado do tradicional órgão de tubos, começa o cortejo pelas ruas da cidade com as sagradas imagens da Virgem das Dores do Senhor dos Passos ao som dos dobres dos sinos e do canto da Verônica. O cortejo é acompanhado pelo coro da Filarmônica Sagrada Coração de Jesus e dos Motetos dos Sete Passos da Paixão a cada parada.

Quinta-feira (29/03) – Igreja Matriz

17h – Missa Instituição da Eucarística e Ato do Lava-Pés - Durante o ato religiosos é executado o Ato do Lava-Pés, como forma de reverenciar a humildade entre os cristões, em seguida acontece o translado do Santíssimo Sacramento para a Gruta da Matriz.

24h – Procissão do Fogaréu - Os Farricos saem exatamente à meia noite na colina azulada do Senhor do Bonfim pelas ruas históricas da cidade e assim começa a tradicional “Procissão do Fogaréu”, que simboliza a procura de Jesus Cristo pelos romanos. A comunidade participa com tochas e ao som das matracas que durante o ato realiza a captura de Jesus, que é representada pela imagem do Senhor da Cruz saindo da Igreja do São Benedito e o toque de silêncio dá o tom final à procissão.

Sexta-feira (30/03) – Igreja Matriz

15h - Celebração da Paixão
16h - Procissão do Senhor Morto - que começa a partir da apresentação do descimento da Cruz do Senhor Morto aos presentes e a representação do calvário onde se encontra a imagem de Nossa Senhora das Dores, que conta ainda com a presença de personagens bíblicos, como: Madalena, Verônica, Samaritana e da Guarda Romana. A procissão é realizada com os acompanhamentos musicais do canto do “Heu” e da Filarmônica Sagrado Coração de Jesus e segue em cortejo fúnebre pela cidade.

19h -  Encenação da Morte e Paixão de Cristo – Na Igreja do Bom Jesus dos Navegantes pelo grupo teatral de Laranjeiras, Menores Unidos.

Sábado (31/03) – Igreja Matriz
19h – Missa e Procissão do Ressuscitado

Domingo (01/04) – Igreja Matiz
19h – Missa da Páscoa

Fonte e Foto: Diretoria do Turismo de Laranjeiras

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário