sábado, 8 de setembro de 2018

Exposição ‘Mestre Jorge: feito de alegria’ está aberta em São Cristóvão


Exposição ‘Mestre Jorge: feito de alegria’ está aberta em São Cristóvão

Trabalho é em homenagem a Jorge dos Santos, mais conhecido como ‘Seu Jorge do Estandarte’.

Por Ivana Torres 

Está aberta no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão uma exposição em homenagem a Jorge dos Santos, mais conhecido como ‘Seu Jorge do Estandarte’. Ele é uma das figuras mais conhecidas das manifestações e folguedos populares da cidade e além de ser um dos precursores dos carnavais de São Cristóvão também faz parte da memória da cultura local.

Aos dez anos, ele começou a fazer parte das manifestações confeccionando estandartes para os grupos da cidade. Esses trabalhos manuais viraram o tema da exposição ‘Mestre Jorge: feito de alegria’.

Segundo a curadora da exposição, Sayonara Viana, a mostra tenta ilustrar o trabalho realizado por ele com os idosos do município, que mantém viva as tradições e o folclore da cidade histórica. “A exposição revela todas as marcas do Folclore de São Cristóvão, por meio dos estandartes contando um pouco sobre a resistência e o trabalho que o mestre faz, com o grupo de idosos, e através dos estandartes conta um pouco dessa identidade folclórica que a cidade possui”, disse.

Seu Jorge contou que ficou emocionado com a exposição e que a arte sempre foi uma espécie de parente da família. “Este foi um dos maiores presentes que já recebi, fui com o coração aberto e fiquei feliz com o documentário e com a apresentação do meu grupo. Eu não esperava ter uma recepção tão calorosa como a que recebi, acredito que a gente colhe o que planta. É o trabalho e o modo como lidamos com as pessoas que eleva a gente”, contou.

A exposição continua até o dia 30 de setembro, no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, localizado na Praça São Francisco s/n. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 16h.


Texto e imagem reproduzidos do site: dilagartense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário