Alunos do colégio Jackson de Figueirêdo
prestigiam exposição de fantoches
Foto: Portal Infonet
Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 20 de setembro de 2018
Instituto Histórico recebe alunos para a Primavera dos
Museus
Com o objetivo de provocar um renascimento no conceito de
museu, isto é, florescer para novas ideias, despertando nos jovens um interesse
maior pela memória cultural, o Instituto Histórico de Sergipe promoveu ações
alusivas a Primavera dos Museus buscando.
Para a presidente Aglaé Fontes, o museu precisa ter uma
maior aproximação e intimidade entre os mais jovens, deixando de lado o
pensamento de que museu é um lugar “chato” e para “gente velha”. “Nós nos
escrevemos na primavera dos museus, um evento do Ibram e do Ministério da
Cultura, e organizamos uma programação. O tema dessa ano é a educação nos
museus, ou seja, o museu como espaço não só de guardar memória, mas também como
meio de provocar mudanças de comportamento nos jovens”, relata.
Aglaé Fontes, presidente do Instituto Histórico de Sergipe
Foto: Portal Infonet
Para o professor de matemática André Luiz, do Colégio
Jackson de Figueiredo, a participação dos alunos é fundamental para obter uma
consciência do passado. “É uma forma de mostrar aos nossos alunos que Sergipe
tem história e precisa ser mostrada para eles. O museu é o lugar mais
apropriado para nós vivermos à história do nosso estado e do nosso país”,
destaca.
Segundo o professor, o desejo que o motivou a levar seus
alunos ao museu foi o fato de em Sergipe não existir ensino sobre o passado do
próprio estado. “Um país sem passado não pode ter um futuro bom. A gente
precisa conhecer o nosso passado para valorizar nosso futuro”.
Estudante do colégio Jackson de Figueiredo.
Foto: Portal
Infonet
O estudante Jardiel Batista disse que gostou muito das
palestras, da história do mamulengo e das exposições de fantoches. “O passado
para mim é muito importante, pois sem ele nós não saberíamos o que fazer nos
dias de hoje”, conta.
Por João Paulo Schneider e Verlane Estácio
Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário