Publicado originalmente no site Imprensa 1, em 27 de setembro de 2018
Jornalista lança livro sobre consumo e narcisismo na
internet
Quem nunca ouviu falar no mito de Narciso? O caminho
percorrido desde a cultura grega até o século XXI trouxe uma importante
atualização. O reflexo da imagem no lago deu lugar a tela dos computadores,
tablets, smartphones e tudo que possa incorporar a cultura do compartilhamento.
É sobre esse tema que a jornalista e professora universitária, Juliana Almeida,
lança o livro “O reflexo de Narciso nas águas da internet: consumo e narcisismo
nas sociabilidades em rede”, no próximo dia 19 de outubro, às 18h, na Sociedade
Semear.
O livro é fruto da sua dissertação de mestrado no Programa
de Pós Graduação em Sociologia, da Universidade Federal de Sergipe, e lança um
olhar sobre as práticas sociais com a popularização da internet. A jornalista
faz uma análise sobre o consumo e o narcisismo que revolucionam esferas
culturais, comportamentais e devem ser pensados não apenas como espelhos da
vaidade individual.
Para Juliana Almeida, “é urgente que a sociologia debruce o
olhar sobre as práticas sociais na internet. Até porque a sociedade se
relaciona também a partir dela. Esse estudo foi um esforço para compreender
essas mudanças a partir do consumo e da vaidade, usando como referência a
teoria social. Eu analiso dois comportamentos bem típicos de quem utiliza redes
sociais: a selfie (autorretrato) e o braggie (foto tirada para fazer inveja em
outras pessoas)”, destaca.
O livro tem o prefácio do Prof. Dr. Rogério Proença Leite,
do PPGS/UFS, que também orientou a dissertação. A obra foi publicada pela
Editora Appris e já está à venda no site: https://www.editoraappris.com.br/
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: PÁBULO HENRY
JORNALISTA
CONTATO: (79) 9 9850-5863
Texto e imagem reproduzidos do site: imprensa1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário