sábado, 8 de setembro de 2018

Homenagem ao Sargento Zacarias Izidoro Cardoso



Publicado originalmente no site Agência Sergipe

Por Cláudia Meireles

O vereador de Maruim, Sérgio Vieira apresentou indicação aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Maruim para a construção do mausoléu do sergipano, sargento Zacarias, sepultado no cemitério de Maruim.

Zacarias tornou-se mundialmente conhecido pela sua bravura, o que lhe rendeu homenagens nacionais e internacionais.

Por conta da indicação, o parlamentar e familiares do sargento Zacarias celebrou no último dia 23 de agosto (2018) em evento bastante concorrido, com as presenças de amigos e familiares do ex-combatente Zacarias Izidoro.

Conforme salientou o historiador sergipano, Adailton Andrade, o bravo soldado Zacarias nasceu em Maruim, no dia 02 de janeiro de 1923. Ingressou no 28º Batalhão dos Caçadores, no 18 do Forte, em Aracaju, iniciou uma brava luta em defesa do Brasil e participou da luta contra o nazifascismo, na Europa, em 1944.

Para o vereador Sérgio Vieira, o dia 23 de agosto de 2018 ficará marcado nas páginas da história maruinense.

O evento foi possível graças ao apoio da Confraria Maruinense de História e Memoria juntamente com o parlamentar Sérgio Vieira, que vem desenvolvendo um trabalho de resgate histórico do legado do povo maruinense.

O historiador Adailton explica que o bravo soldado lutou na Itália na Tomada de Montese, “onde foi gravemente ferido, sendo internado no Hospital Militar Americano, em Livorno, na Itália, e depois transferido para um outro hospital nos Estados Unidos da América, em 1945.

“O “Louco de Pisa”, apelido lhe dado por colegas, apresentava disposição para enfrentar com bravura o campo de guerra. Até mesmo o ex-presidente do Brasil, Castelo Branco, o apelidou de “Meu Leão”, explicou Adailton.

De acordo com a história, Zacarias embarcou para a Itália do Rio de Janeiro, em janeiro de 1944, participou na VI Companhia do 2º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria e regressou ao Brasil 18 meses após passar por 19 cirurgias nos Estados Unidos.

Ao chegar à cidade de Maruim, com várias cicatrizes e mutilações, foi aclamado como herói. Sergipe se fez presente na Itália, com 277 combatentes, lutando com as Forças Aliadas (França, Grã Bretanha e Estados Unidos). Contra o eixo, formado pelo Nazi-Fascismos Adolf Hitler e Benito Mussolini (Alemanha, Itália e Japão).

O primeiro escalão de brasileiros desembarcou no palco da guerra em 15 de julho de 1944, em Nápolis na Itália. Os nossos pracinhas participaram aos combates durante 7 meses e 15 dias, tendo como o palco os vales dos rios: Serchio, Reno e Pó.

Zacarias tornou-se mundialmente conhecido por puxar a tropa em campo minado para enfrentar e destruir o inimigo italiano, no caso os fascistas no campo de guerra. Entre os colegas, era chamado de ‘O Louco de Pisa’, por conta das missões de alta periculosidade que aceitava executar, mesmo não sendo obrigado a fazê-las.

A bravura lhe rendeu homenagens nacionais e internacionais, entre as quais a concessão das medalhas ‘Sangue do Brasil’ e ‘Silver Star’, essa última uma condecoração da Organização das Nações Unidas (ONU) que teve apenas quatro pessoas contempladas em todo o mundo. Como é comum entre os guerreiros, Cardoso escapou diversas vezes da morte. Certa vez, só não teve o coração perfurado por uma bala devido a uma medalha de Santa Terezinha que carregava no peito – de onde os médicos tiveram que retirá-la.

Texto e imagens reproduzidos do site: agenciasergipe.net.br

5 comentários:

  1. Muito interessante suas observações, Prof Adailton, e uma homenagem bem merecida ao Sargento Zacarias. A memória dos nossos heróis somente poderá ficar registrada se houver homens e mulheres sensíveis e corajosos que façam conhecer a nossa história, às futuras gerações. Abraço, Jane Alves Nascimento, ocupante da Cadeira N. 11 da Academia Sergipana de Letras.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de conhecer esse pracinha.
    Excelente pessoa

    ResponderExcluir
  3. Ouvir muito falar desse herói sergipano pelo meu pai

    ResponderExcluir
  4. Eu tive a honra de conhecer o sargento sacarias lá no 28° BC em 1989 quando tava servindo o exercito

    ResponderExcluir
  5. É uma pena hoje esse heroi está enterrado como indigente em maruim devido terem roubado o túmulo dele

    ResponderExcluir