segunda-feira, 18 de junho de 2018

Primeira noite do Arranca Unha anima Centro de Criatividade















Clique na foto para aumentar
Fotos: Pritty Reis

Publicado originalmente no site da SECULT, em 16 de junho de 2018

Primeira noite do Arranca Unha anima Centro de Criatividade

Com o Centro de Criatividade completamente revitalizado, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizou a primeira eliminatória do concurso de quadrilhas do Arraiá do Arranca Unha. O colorido das bandeirolas anunciava que a festa iria começar, o público não fez feio e compareceu em peso para prestigiar mais um ano da festividade mais esperada pela comunidade.

Dona Maria José de 83 anos, não perde uma só noite da festa desde a criação do arraiá e relembra os dias em que era ela que estava na concha se apresentando. “É tão lindo ter nosso arraiá de volta, porque aqui eu vivi bons anos da minha vida. Ver esses jovens darem continuidade a essa tradição é muito emocionante. Estarei aqui todos os dias e não importa se tiver chuva, trarei meu guarda-chuvas, mas não perderei nenhum dia” afirma.

Passaram pela concha as Quadrilhas Balanço do Nordeste, Festa na Roça, Cangaceiros da Boa, São Bento, Xodó da Vila e Assum Preto. E a emoção tomou conta dos componentes das quadrilhas, como diz Wagner Alcântara da Cangaceiros da Boa. “Poder mostrar o nosso trabalho é tão emocionante, pois trabalhamos o ano inteiro para esses dias. Só quem está aqui pode entender o quanto é gratificante e generoso a manutenção e incentivo à cultura do nosso nordeste”, conclui.

O Superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, ressalta a importância de manter viva a cultura.  “Devolver o Centro de Criatividade a comunidade foi algo muito essencial e continuar trazendo o Encontro Nordestino de Cultura para esse local é algo grandioso. O público comparece em peso todas as noites, reafirmando a importância de manter viva as tradições”.

Classificadas

As classificadas para as semifinais que acontecerão nos dias 23 e 24 de junho foram as quadrilhas Xodó da Vila, Assum Preto e Cangaceiros da Boa. Neste sábado, 16, a segunda noite de eliminatórias contará com as apresentações das quadrilhas Poerinha do Sertão, Meu Xamego, Amor Caipira, Tradição Junina, Meu Sertão. As apresentações iniciam às 20h.

Sobre o Centro de Criatividade

Inaugurado no final de 1985, já no primeiro São João, em 1986, o Centro de Criatividade passou a ser a casa do Arraiá do Arranca Unha e do concurso de quadrilhas juninas que antes acontecia pelas ruas do bairro Getúlio Vargas. O Arranca Unha seguiu ao longo dos anos animando os festejos juninos de Aracaju até 2013, quando as atividades do espaço foram interrompidas para uma reforma em sua estrutura. No dia 7 de abril deste ano, o Centro foi reinaugurado e entregue novamente à população aracajuana.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário