sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Caceteiras são a inspiração do cartaz oficial da festa

Texto e imagens do site da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, 09/10/2018

Especial FASC 2018: Caceteiras são a inspiração do cartaz oficial da festa

A Prefeitura de São Cristóvão retomou este ano o concurso de cartazes para o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). Esta era uma tradição que acompanhava o evento desde a sua criação em 1972. A organização do concurso era feita pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Centro de Cultura e Arte (Cultart), e também servia como uma forma de divulgar o trabalho desses artistas, valorizando as artes visuais sergipanas.

O design de interiores e artista plástico Jorge Luiz Barros lembrou do alvoroço causado pela abertura dos concursos dos antigos cartazes entre os artistas visuais sergipanos. Para ele, ter sido escolhido nas edições de 1978 e 1986 contribui para enriquecer o seu portfólio.

“O FASC mexia com os artistas de todo o Brasil. Não era apenas um evento, mas um movimento composto por artistas de várias modalidades e regiões brasileiras, e ter sua obra escolhida para ser a cara do festival naquela época era um prestígio indescritível. Acredito que ter tido minhas obras selecionadas em dois momentos do evento ajudou tanto para a minha formação artística, como também para que outros olhares pudessem apreciá-las”, relembrou Jorge Luiz Barros.

Este ano, o concurso de cartazes foi aberto no mês de agosto e teve como tema: “Uma Cidade Onde a Cultura Impera, a Violência não Vira Espetáculo”. Participaram peças de artistas plásticos, designers, publicitários, profissionais de comunicação visual e interessados em geral. O resultado foi divulgado no dia 20 de setembro, tendo como vencedor Canijan Oliveira. A inspiração do artista, que é aracajuano, foram as manifestações folclóricas de São Cristóvão, em especial as Caceteiras de Mestre Rindú.

“Foi uma surpresa ter vencido o concurso deste ano. Eu não sabia da existência do certame, então uma professora me falou do edital e decidi me inscrever e participar. Já havia visitado São Cristóvão algumas vezes e fiquei encantado pelas Caceteiras de Mestre Rindú, tanto que elas serviram de inspiração para compor o cartaz. No início achei que talvez o meu cartaz não fosse selecionado, porque sou tatuador e as técnicas que utilizamos em nossos desenhos nem sempre são bem vistas pelos críticos mais conservadores, mas percebo também, que hoje há uma espécie de migração de artistas das mais diversas  modalidades visuais para a tatuagem, e vice e versa”, frisou Canijan...   

Artista plástico Canijan

Texto e fotos reproduzidos do site: saocristovao.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário