quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CCTECA recebe 1.200 visitas por mês






Publicado originalmente pela Agência Aracaju de Notícias, em 16/10/18 

CCTECA recebe 1.200 visitas por mês

Um espaço dedicado à ciência, onde é possível dar uma volta no espaço com direito a sentir o cheirinho da lua. Assim é a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA). Localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira) e com entrada gratuita, o local recebe, em média, 1.200 pessoas por mês.

De acordo com o diretor da CCTECA, professor Augusto César Almeida, quase 150 mil pessoas já visitaram a Casa desde que ela foi inaugurada, em março de 2009. Somente este ano, 11.961 pessoas já passaram pelo local. Durante a visita, enquanto participam das atividades realizadas, as pessoas recebem uma verdadeira aula de ciências.

Mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Casa de Ciência conta conta com 111 experimentos didáticos e interativos, elaborados especialmente para o ensino de Física, Matemática, Química, Informática, Biologia, Astronomia e ciências em geral.

"Nosso primeiro objetivo é a democratização do ensino de ciências em nosso estado. O segundo é permitir que todas as pessoas tenham acesso aos equipamentos que temos, permitir que as escolas tenham acesso aos equipamentos porque muitas escolas infelizmente não possuem laboratório. Nós recebemos escolas municipais, estaduais, particulares e até de outros estados, como Bahia, Alagoas e Pernambuco. Já o terceiro objetivo da casa é divulgar informações corretas para o público, o que chamamos de ‘turismo científico'", enumerou o professor Augusto César Almeida.

Espaços

O diretor da CCTECA explica que o espaço é dividido entre o planetário, que simula as imagens de uma viagem no universo, e a experimentoteca, onde ficam os equipamentos diversos. "Nosso planetário foi o primeiro digital do Brasil. Nele é possível fazer uma viagem desde o sol, passando pelo sistema solar até buracos negros. Apesar de pequeno, tem seis metros de diâmetro, temos uma sala climatizada com 32 poltronas. Diariamente, temos três programações pela manhã e três pela tarde, cada uma com 30 minutos de duração", afirmou.

O planetário possui também no seu corredor uma galeria de fotos com paisagens cósmicas que foram doadas para todos os planetários, centros de ciência e clubes de astronomia do Brasil. "É uma viagem através de vários painéis, com material especial, descrevendo objetos celestes, buracos negros, planetas, então a gente usa também dentro do corredor do planetário", relatou.

A experimentoteca engloba os 111 equipamentos, alguns localizados na área externa e a maioria na área interna da CCTECA. Entre as atrações desta área há a sala de Matemática e sala de Astronomia, onde é possível fazer uma viagem sobre a história, mostrando como surgiu a conquista espacial, a exemplo do Disco de Newton, do Painel Solar, da Bicicleta Geradora de Eletricidade, do Anel Saltador ou Anel de Thompson, da Torre de Hanói, de uma réplica do Satélite de Sputink 1, além do cheiro da lua.

"Muita gente não acredita que o homem foi a lua e aqui agente tenta mostrar que foi. Temos algumas imagens da lua, o telescópio espacial Hubble, o primeiro e maior meteorito encontrado na terra, temos a coleção de meteoritos, imagens do Sol e um quadro comparativo entre ele e outras estrelas, temos imagens do planeta Vênus, que poucas pessoas sabem que o homem conseguiu também pousar espaçonaves lá. Também temos telescópios, que são fruto de uma cooperação desde 2009 com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE), que é uma entidade sem fins lucrativos com que trabalhamos juntos, promovendo eventos, luais, cobertura de eclipse", pontuou.

Visitantes adoram

A aposentada Giselda Maria mora em Aracaju e ficou encantada com o que viu na sua primeira visita à CCTECA. "Achei uma experiência muito boa, recomendo bastante. Como eu sou de Minas Gerais e estou morando em Aracaju, tem muita gente que vem me visitar e eu estou sempre atrás de coisas diferentes para fazer. Agora esse passeio já entrou no meu roteiro", disse.

Natural de Palmas, no Tocantins, Ana Elise Rocha estava pesquisando o que fazer em Aracaju quando encontrou a Casa de Ciência. "Como está um período chuvoso, procurei passeios alternativos e culturais para as crianças. Eu adorei. É muito interativo e interessante", recomendou.

Horário de funcionamento

Quem quiser conhecer a CCTECA basta ir até o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), onde a Casa de Ciência e Tecnologia funciona (com acesso pela avenida Oviêdo Teixeira). Durante a semana, ela está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, sábados e domingos, das 14h às 17h. Na segunda-feira, o funcionamento é apenas interno, e aos feriados não tem funcionamento. A entrada é gratuita.

As visitas são guiadas e para grupos com mais de dez pessoas é preciso realizar um agendamento prévio por meio do telefone 79 3217 3370.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário