terça-feira, 9 de outubro de 2018

Memorial em homenagem a Josa será inaugurado em Areia Branca


Publicado originalmente no site Fan F1, em 08 de outubro de 2018  

Memorial em homenagem a Josa será inaugurado em Areia Branca (SE)

Por Leonardo Barreto

No dia 20 de outubro, os sergipanos conhecerão o Memorial Josa “O Vaqueiro do Sertão”. Sediado na fazenda do forrozeiro, e que leva o nome do  maior sucesso da carreira dele, “Sombra da Jaqueira”, a proposta é que o local funcione como espaço de valorização e conhecimento da cultura sergipana.

A fazenda fica no município de Areia Branca (SE), distante 45 quilômetros de Aracaju (SE). O local escolhido por Josa para morar, longe da agitação da capital, inspirou o forrozeiro e acolheu dezenas de artistas.

Segundo a filha dele, Joseane Dy Josa, no local acontecerá uma oficina de sanfona todo segundo sábado de cada mês. “Além disso, a inauguração será um momento de celebração e realização de um sonho antigo da família. Meu pai tem uma história linda. Caminhou com Luiz Gonzaga, Clemilda e tantos outros artistas que nos orgulham. O povo precisa saber disso. A história de Josa precisa ser eternizada”, destacou.

Durante a inauguração a promessa, é de uma grande festa, com vários ritmos e muito forró a partir das 13h. Se apresentarão Silvina Choro e Sulivan, o Coral Vivacce, o Grupo Vocal Staccato e outros artistas.

O ingresso custa R$ 20,00 (individual) e R$ 100,00 (a mesa).

Josa

Foto: Leonardo Dias

Aos 89 anos, Josa teve a cerreira encerrada por problemas de saúde. Vítima do Alzheimer, o artista sergipano de Simão Dias, que por mais de 50 anos balançou o povo nordestino ao som do forró, hoje vive em estado vegetativo.

Autor de mais de 300 composições no forró, Josa fez questão de retratar toda a realidade vivenciada em suas composições. O sertão nordestino e o seu povo, sempre foram fontes de inspiração.

Texto e imagens reproduzidos do site:  fanf1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário