terça-feira, 23 de outubro de 2018

Funcaju apoia última etapa local do Festival da Canção Francesa




Fotos: Ascom/Funcaju

Publicado originalmente no site da PMA, em 22/10/2018 

Funcaju apoia última etapa local do Festival da Canção Francesa

Aracaju sediou a etapa regional do Festival da Canção Francesa pela primeira vez e contou com a parceria da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na noite deste domingo, 21, no Centro de Criatividade, foi selecionado o vencedor que irá representar o nordeste em São Paulo. O evento é uma competição musical de nível nacional que une todas as Alianças Francesas do Brasil, com o objetivo de difundir a cultura e a música francesa.

“Aracaju, a capital dos sergipanos e sergipanas, uma cidade contemporânea que se propõe a uma cidade humanizada, inteligente e criativa, tem na cultura um referencial importante para a realização desta proposta. Como vimos hoje, aqui a cultura humaniza as pessoas a criar laços, relações e cumpre um de seus papéis. O prefeito Edvaldo Nogueira, a Aliança Francesa de Aracaju, a UFS, a Secult e todos as entidades culturais envolvidas estão de parabéns”, comenta o presidente da Funcaju, Cássio Murilo.

Na final da etapa regional, 12 candidatos interpretaram grandes sucessos da canção francesa. Também tiveram sorteios de blusas e bolsas de estudo da Aliança Francesa de Aracaju, além de homenagem a Cândido de Faria, sergipano que emplacou diversos cartazes da Fundação Pathé de Paris, e o cantor Charles Aznavour. O arranjo musical ficou por conta da Orquestra Sinfônica da UFS, sob regência do maestro Felipe Harder. O primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, foi para Amora Valente, Ana Galgani e Everton Mesquita.

Amora vai disputar a etapa final em São Paulo, no dia 7 de novembro, onde concorrerá a uma viagem de seis dias com acompanhante para Paris. A vencedora disse estar emocionada. “Foi muito gratificante receber todo o carinho do público. Eu me dei de corpo e alma nessa apresentação e foi inesquecível. Agora vou me preparar bastante para trazer esse prêmio para a nossa cidade”, afirma.

Celia Werner, que estava prestigiando o evento, concorda que foi inesquecível a noite e parabenizou por toda a estrutura montada para receber o espetáculo. “Eu fiquei encantada com a organização e com o nível dos participantes. Esse tipo de iniciativa é de extrema importância e deve ser incentivada. O volume da plateia comprova isso. Foi um evento muito bonito”.

Além de apoiar, a Funcaju também teve o seu diretor de Arte e Cultura, Nino Karvan, como um dos jurados. Nino se diz gratificado em fazer parte desta bancada e revela uma parceria com a Aliança Francesa para eventos e edições futuras. “Foi uma grata surpresa ver tanta gente se interessando pela música francesa que tem uma proximidade muito grande com a nossa cultura e que muita gente não faz ideia, mas está presente na nossa cultura nordestina. Fazer parte deste júri foi muito importante. Como diretor de arte e cultura da Funcaju, que abraçou primeiramente o projeto, me sinto muito gratificado, porque é o início de uma parceria que se mostra muito fértil para o futuro”, comenta.

O presidente da Aliança Francesa, Carlos Hermínio agradece o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, ao evento. “A Aliança Francesa sentiu-se muito gratificada por ter tido o apoio decisivo da Funcaju desde o início e de todas as instituições que promoveram uma noite com belíssimas canções, mostrando a beleza da interpretação e do francês. Quero agradecer ao presidente Cássio Murilo e a toda sua equipe da Fundação”, finaliza.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário