domingo, 14 de outubro de 2018

Laranjeiras preserva a tradição dos Lambe Sujos e Caboclinhos


Publicado originalmente no site F5 News, em 14/10/2018

Laranjeiras preserva a tradição dos Lambe Sujos e Caboclinhos

Festa atrai multidão e movimenta o final de semana na cidade histórica  

Por F5 News *

O município de Laranjeiras, na região metropolitana de Aracaju, celebra neste final de semana a tradicional festa de Lambe Sujos e Caboclinhos. A manifestação cultural resgata a história de luta de resistência dos negros escravizados dos quilombos da região, os “lambe sujos”, contra os índios “caboclinhos”, pagos pelos brancos para destruírem os quilombos.

O espetáculo cheio de sons, história e cores é encenado pela comunidade local que vestida como negros e índios sai num cortejo em homenagem à luta dos negros por sua liberdade.

Os Lambe Sujos, pintados com uma solução energrecida com mel de cabaú extraído da cana com pó xadrez preto e vestidos de bermuda e gorro ou gurita de flanela vermelha, são guiados por um príncipe, e pelo rei do quilombo. Atrás deles vão os Caboclinhos, de cocares na cabeça, e a pele pintada de vermelho. Representam os índios contratados pelos donos dos engenhos de açúcar para recapturar os negros escravizados.

O domingo começou com uma alvorada às 4 horas da madrugada e no período da tarde, as figuras reais entram em cena. Enquanto os lambe - sujos buscam seu rei, o pai Juá e sua mãe Susana, os caboclinhos buscam seus príncipes e princesas. Começa então a fase crucial da festa aonde os grupos folclóricos encenam a derrota dos negros. Toda a apresentação é acompanhada por grupos musicais.

O evento também ocupa outros espaços tradicionais da cidade, como a igreja Matriz e todas as ruas históricas.

*Com informações da Prefeitura de Laranjeiras

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário