segunda-feira, 15 de outubro de 2018

REGISTRO: Festa do 'Lambe Sujos X Caboclinhos'...

Publicado originalmente no site G1 SE., em 13/10/2018

REGISTRO - Festa do 'Lambe Sujos X Caboclinhos' ocorre neste final de semana em Laranjeiras

Visitantes de várias partes do Brasil marcam presença na festa.

Por G1 SE — Aracaju

Lambe-sujos e Caboclinhos, considerada uma 
das maiores manifestações culturais do Brasil
Foto: Evaldo Moura/PML

O município de Laranjeiras, distante 20 km de Aracaju, realiza neste sábado (13) e no domingo (14) a tradicional festa de Lambe-sujos e Caboclinhos. O evento cultural atrai milhares de turistas de várias partes do país atraídos pela manifestação, alvo de muitos estudos e pesquisas.

Neste sábado, no período da tarde, vai ser feito o aprontamento da barraca e enfiamento da forca. É quando os caboclos constroem suas barracas com objetos de bambus e taquaras. Mais cedo, por volta das 6h, membros dos grupos foram ao Mercado Municipal pedir aos feirantes cerais, verduras e carnes para ajudar na tradicional feijoada, que será partilhada entre os dois grupos, na residência do rei no domingo.

Domingo às 3h, ocorre a concentração em frente à casa do mestre do Lambe Sujo na Rua Umbelina Araújo. Uma hora depois tem alvorada e cortejo pelas ruas: Umbelina, Engenheiro Xavante, Vitória, da Matriz, José do Prado Franco, Francisco Bragança, Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, João Ribeiro, Pereira Lobo, Mercado Municipal, Avenida Rotary, Largo do Porto do Quaresma (onde fica localizado o quilombo), Praça da Bandeira, Boquim e volta para o local da concentração, passando pela quadra Ulisses Maynard ou Praça do Bom Jesus dos Navegantes como pé conhecida. As 9h30 acontece a formação e produção dos componentes dos grupos que serão pintados, negros e caboclos e depois seguem para Igreja Matriz para a benção do padre.

A programação segue com a feijoada na casa do rei (11h3), o cortejo com o rei e participantes dos dois grupos (14h), o combate e roubo da rainha na Quaresma (16H) e às 17h tem o encerramento da festa.

Festa do Lambe Sujo e Caboclinho atrai
turistas e pesquisadores em SE
Foto: Reprodução/TV Sergipe

A Festa

São dois grupos folclóricos unidos num folguedo que se baseia no episódio da destruição dos quilombos. O grupo dos Lambe-Sujos é formado por meninos e homens totalmente pintados de preto, usando uma mistura de tinta preta e melaço de cana-de-açúcar para ficar com a pele brilhosa. Eles usam short e um gorro de flanela vermelha. Nas mãos, uma foice, símbolo de luta pela liberdade. Fazem parte do grupo o Rei, o Príncipe, Pai Juá e a Mãe Suzana, representando uma escrava negra.

Junto com os Lambe-Sujos se apresentam os Caboclinhos, que pintam o corpo de vermelho e usam indumentária indígena: enfeites de penas, cocar e flecha nas mãos. A brincadeira consiste na captura da rainha dos Caboclinhos pelos Lambe-Sujos, que fica aprisionada. À tarde, há a tradicional “batalha” pela libertação da rainha, da qual os Caboclinhos saem vitoriosos.

Festa dos Lambe-Sujos e Caboclinhos 
acontece no domingo em Laranjeiras
Foto: Bruno César/Divulgação

Texto e imagens reproduzidos do site: g1.globo.com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário