quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Espaço Joel Silveira, na UNIT, em Aracaju

 Para Edvaldo, o espaço recém-inaugurado 
é um presente para Aracaju 



Edvaldo parabeniza o reitor Joubert Uchôa pela iniciativa 
Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Publicado originalmente no site da PMA, em 16/10/2018 

Edvaldo destaca importância de Espaço Joel Silveira para Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira compareceu à Universidade Tiradentes, campus Farolândia, na noite da última segunda-feira, 15, para conhecer o Espaço Joel Silveira, dedicado à memória do jornalista e que está localizado dentro da Biblioteca Jacinto Uchôa de Mendonça. Recém-inaugurado, o espaço abriga toda a história do sergipano, em um acervo de mais de 6 mil exemplares, que seria doado pela família de Joel à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Durante a visita ao local, o prefeito destacou a grandeza do lugar e afirmou que Aracaju acaba de ganhar um presente. “Aqui está toda a história de um dos maiores jornalista do Brasil, suas obras e tudo aquilo que ele leu para se transformar em quem se transformou. Uma biblioteca que só de olhar, dá vontade de passar horas, folheando as obras em que aqui se encontram. Gilberto Amado tinha uma frase atribuída a Joel que dizia que Sergipe é um estado pequeno para não ofuscar a grandeza de seus filhos. E, de fato, Joel Silveira é um grande sergipano, que marcou a história como jornalista, fez história e foi respeitado”, enalteceu o gestor.

O prefeito Edvaldo Nogueira foi recebido pelo reitor da Unit, Joubert Uchôa, a quem fez questão de parabenizar pela iniciativa. “Uchôa sempre se preocupou com a preservação da nossa história e com a história da nossa gente. É fundamental que tenham essa capacidade e, tanto o reitor quando a Unit dão esse exemplo para o Brasil. Tenho certeza de que esse acervo vai ajudar as novas gerações a conhecerem esse, que foi um dos maiores jornalistas do Brasil”, observou.

O acervo

O Espaço Joel Silveira é uma homenagem da Universidade Tiradentes ao jornalista, que completaria 100 anos no último dia 28 de setembro e que atuou nos principais veículos de comunicação do Brasil. Toda sua história está reunida em um acervo de 6 mil exemplares, que possui publicações consideradas raras e obras especiais, escritas em parceria com grandes nomes da literatura brasileira, a exemplo de Manoel Bandeira e Rubem Braga. Também faz parte do acervo uma coleção preciosa, em parceria com Carlos Drummond de Andrade, e que até então só poderia ser encontrada na Biblioteca Nacional.

Joel Silveira

Nascido na cidade de Lagarto, em 1918, Joel Silveira foi para o Rio de Janeiro em 1937. Lá, se destacou como jornalista e escritor, com aproximadamente 40 livros publicados. Em sua carreira de sucesso, foi contemplado com o Prêmio Machado de Assis, o mais importante da Academia Brasileira de Letras, em 1998, pelo conjunto de sua obra. Foi Também ganhador dos prêmios Líbero Badarô, Esso Especial, Jabuti e Golfinho de Ouro.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário