sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A boemia gastronômica e cultural do Inácio Barbosa


Publicado originalmente no site do JORNAL DA CIDADE, em 31/01/2020

A boemia gastronômica e cultural do Inácio Barbosa

Bairro preserva características urbanísticas desde os anos 70

Assim como o Rio Vermelho está para Salvador, a Lapa para o Rio de Janeiro e a Vila Madalena para São Paulo em termos de referência boêmia e gastronômica dessas capitais, Aracaju tem o Bairro Inácio Barbosa nessa representação. Localizado no coração da capital sergipana, esse é um dos locais mais tradicionais da cidade e que tem, cada vez mais, transformado-se em um grande polo de bares e restaurantes, atraindo moradores e turistas.

Quando surgiu, em meados da década de 70, o Bairro Inácio Barbosa adotou uma característica completamente residencial. Algo que é mantido até hoje. Quatro conjuntos completam o local: Inácio Barbosa, Beira Rio, Jardim Esperança e Parque dos Coqueiros.

No conjunto, que leva o nome do bairro, as árvores tomam conta e se completam com a vista para o Rio Poxim. As tardes de domingo são aconchegantes por lá, principalmente para quem frequenta um dos restaurantes mais tradicionais da região, localizado bem próximo do imenso cajueiro que foi tombado como patrimônio histórico natural do município.

O professor de arquitetura e urbanismo da Universidade Tiradentes Ricardo Mascarello destaca a força da comunidade no Inácio Barbosa, pelo fato de conter famílias que moram há muito tempo lá, que fizeram questão de manter a originalidade.

“São moradores antigos que vivem no Inácio Barbosa e mantiveram a característica residencial com suas casas. Como se manteve essa força da origem do conjunto, o bairro tem uma característica também de arborização. Muitos moradores inclusive plantaram essas árvores. E a relação com o rio acaba criando uma paisagem confortável. As ruas e casas pequenas se sustentam numa mesma peculiaridade”, disse.

Uma dessas moradoras antigas é Manuela Quireza. Há 40 anos chegou ao Bairro Inácio Barbosa, quando tinha apenas três anos de idade. A casa dela é localizada no Conjunto Beira Rio e sua ligação com o local é tão grande que ela, inclusive, tatuou a flor que leva o nome da sua rua, papoulas.

“Eu vivo aqui com minha família há muitos anos. Meus filhos quando nasceram eu morava em outro bairro. Mas com eles ainda pequenos voltamos para a casa da minha mãe e até hoje vivemos aqui. O Inácio Barbosa é um bairro muito tranquilo e eu adoro morar aqui. Vi toda a transformação acontecer, porque a minha casa é paralela com a Avenida Paulo VI, que recebeu bastantes empreendimentos nos últimos anos e isso movimentou bastante aqui, o que foi positivo, mas que perdeu um pouco a característica de ser somente residencial”, conta.

De fato, o Inácio sempre foi considerado um bairro boêmio, mas, de uns anos para cá, isso tem aumentado, pela visão dos empreendedores para o comércio e bares e restaurantes.

“Começou a ter essa relação com os empreendimentos comerciais há um tempo, embora os bares tenham até a proibição de ter a música muito elevada, por conta da área residencial. Mas mantém um polo gastronômico lá. Dentro disso, a gente pode dizer que acaba tendo uma tendência de uso misto. Deixa de ser só residencial e vai incorporando para a questão de gastronomia e cultura também”, acrescenta o professor Ricardo.

Um dos locais preferidos de muitos no Bairro Inácio Barbosa é o píer que fica às margens do Rio Poxim. No entanto, ele necessita de um olhar mais cuidadoso, já que se encontra em péssimas condições. Inclusive, necessitou ser interditado pela Defesa Civil, pelo risco de acidente. Algumas praças espalhadas pelos conjuntos também merecem atenção, precisando de pequenos reparos que poderão manter a harmonia do bairro.

No entanto, ainda não há, no momento, um projeto de reforma elaborado pela prefeitura para as praças do Bairro Inácio Barbosa, mas a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) reforça que os serviços públicos municipais são regulares e contínuos, assim como em demais bairros da cidade.

“Tão logo haja disponibilidade financeira, a administração municipal planeja reformar diversas praças públicas, dentre as quais, as do Bairro Inácio Barbosa. O píer, localizado no bairro, está interditado pela Defesa Civil de Aracaju”, disse a Emurb.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário