sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Prefeitura apoia ato alusivo ao Dia Nacional da Visibilidade Trans



 Assistência Social

Marcelo Lima - assessor de assuntos LGBTQI+ 
da Diretoria de Direitos Humanos 
da Assistência Social de Aracaju

 Maria Eduarda Marques 
Assistente social e mulher trans

 O grupo de dança Vanessa Pitbull e balé
 marcaram a noite do evento

Vanessa Pitbull - vendedora
Fotos: Ascom

Publicado originalmente no site da PMA, em 29 de janeiro de 2020

Assistência Social e Cidadania 

Prefeitura apoia ato alusivo ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quarta-feira, 29, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Assessoria LGBTQI+ da Diretoria de Direitos Humanos, apoia iniciativas que fortaleçam a luta pela igualdade de gênero e respeito à diversidade de homens e mulheres transexuais no município. Nesta noite, pessoas trans de diversos pontos da capital se reuniram no Centro Cultural de Aracaju para participarem de atividades alusivas à data.

O primeiro dia de atividades foi marcado pelas apresentações culturais de artistas trans, lançamento de dossiê da Rede Trans Brasil sobre as violências e assassinatos contra pessoas transexuais, homenagens às pessoas que lutam pela população LGBTQI+ e exibição do longa-metragem Indianara, mulher trans, prostituta, atuante na defesa dos direitos humanos de transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade social.

O assessor de assuntos LGBTQI+ da Assistência Social de Aracaju, Marcelo Lima, foi um dos homenageados da noite. Para ele, a atual administração é referência para a população LGBTQI+ na inclusão desse público nas políticas públicas do município.

“A preocupação da Prefeitura em manter um técnico homossexual na pasta já demonstra o compromisso da gestão municipal com a comunidade LGBTQI+. Ao longo dos anos, executamos ações eficazes de inclusão dessas pessoas nos programas sociais, como o monitoramento de violações dos direitos humanos, retificação de nome e gênero, o acesso a programas sociais como Transferência de Renda e apoio a eventos. Somos responsáveis por fazer a interlocução com a sociedade civil organizada, apoiando iniciativas que visam a garantia dos direitos da população LGBTQI+”, destacou.

Segundo um levantamento feito pela Rede Nacional de Pessoas Trans, com sede em Aracaju na Astra - Direitos Humanos e Cidadania LGBT, apresentado à Rede Trans Brasil em 2019, Sergipe se destacou como um dos estados mais violentos com pessoas trans, sendo o 2º lugar do país e o 1° do Nordeste em relação aos assassinatos relativos à população de cada estado.

Para a assistente social Maria Eduarda Marques, representante da Astra, a parceria da gestão municipal reforça o objetivo da campanha. “Neste ano, contamos mais uma vez, com o apoio da Prefeitura, que vem sendo atuante na luta pelos nossos direitos. Sabemos que o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo e muitas pessoas só dão importância para a morte física e esquecem de falar sobre a morte social, dos problemas psicológicos enfrentados por essas pessoas no dia a dia. Através da parceria, campanhas como essa ganham ainda mais visibilidade. Quando falamos em Visibilidade Trans, queremos conscientizar as pessoas de que a saúde, a segurança e educação é um bem comum a todos os cidadãos brasileiros e não seria diferente para a nossa população também”, salientou.

A vendedora Vanessa Pitbull, 19, foi uma das transexuais que se apresentaram durante o evento. Para ela, a união do poder público com organizações sociais é fundamental para a diminuição da transfobia. “Faço questão de participar de ações como essa porque assim como eu, outras pessoas da comunidade LGBTQI+ lutam pelos nossos direitos. A parceria do poder público é de suma importância porque é uma maneira de diminuir o preconceito contra nós e nos auxilia no acesso a políticas públicas”, observou.

Realização

As ações iniciaram nesta quarta-feira, 29, e seguirão até sábado, 31 com outras atividades na região central de Aracaju. O evento é realizado pela Astra - Direitos Humanos e Cidadania LGBT, e conta com o apoio da Assessoria LGBTQI+ da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, da Associação de Defesa dos Direitos LGBT do Estado de Sergipe (Adhones) e das secretarias de estado da Inclusão e Assistência Social e da Saúde.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário