domingo, 12 de janeiro de 2020

Encontro Cultural de Laranjeiras movimenta a economia da cidade

Foto: Saullo Hipolito/F5 News

Publicado originalmente no site F5 NEWS, em 11/01/2020 

Encontro Cultural de Laranjeiras movimenta a economia da cidade

Mobilizações culturais estimulam sentimento de pertencimento e sergipanidade 

Por Letícia Mendonça e Saullo Hipólito

Consagrado como um dos maiores eventos culturais do estado, o Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras acontece uma vez por ano, há 45 anos. Ele é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê em parceria com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Conselho Estadual de Cultura e Universidade Federal de Sergipe.

O evento faz com que o público respire cultura e história durante quatro dias, deixando o sentimento de sergipanidade ficar mais forte nos sergipanos e, principalmente, nos laranjeirenses. Ainda apresenta aos turistas as memórias sergipanas e a riqueza de manifestações populares e de grupos folclóricos do lugar.

Os próprios sergipanos não mantêm o costume de conhecer a cultura local, e são nessas oportunidades que é possível se relacionar com a sua respectiva história. “O poder público não vai guardar esses registros [históricos] se não tiver a ideia de pertencimento do próprio grupo. Isso, aqui em Laranjeiras, por exemplo, é de fundamental importância, a gente observa que os grupos culturais se apresentam, não pela ideia do capitalismo, mas sim pela ideia do pertencimento, de ir para rua porque você ama”, diz o diretor do Memorial de Estância e Patrimônio Cultural do Município, professor Fernando Valério.

A programação movimentada dinamiza a economia da cidade, para a felicidade dos comerciantes locais. O comerciante, Júnior Binderli, diz que os espaços culturais sergipanos deveriam ser mais explorados durante o ano, porque só ganham a devida evidência durante os períodos de encontros do gênero.

“É bom, traz novas pessoas, o pessoal da cidade também começa a sair de casa e conhecer os lugares, que tem muitos, mas são pouco explorados. O evento muda nosso cotidiano, uma pena que são só quatro dias, mas as pessoas passam a entender o verdadeiro sentido cultural da cidade” afirma Binderli.

O professor Fernando Valério participou de uma mesa redonda e falou sobre sua pesquisa ‘A Cidade do Fogo’, no segundo dia do evento (10). O XLV Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras acontece até o dia 12 de janeiro (domingo)...

Edição de texto: Fernanda Araujo

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário