segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Idosas de Cras de Aracaju participam de Encontro Cultural em Laranjeiras


Com sua alegria Jáira Raimunda, 65, contagiou a todos


 A turista Jalili Alves ficou encantadas com as idosas

 Vankênia Barreto Coordenadora do Cras 
Gonçalo Rollemberg Leite

Fotos: Ascom/Assistência Social

Idosas de Cras de Aracaju participam de Encontro Cultural em Laranjeiras

Publicado originalmente no site da PMA, em 10 de janeiro de 2020 

Pela primeira vez, as "Cirandeiras", grupo de idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, situado no bairro José Conrado de Araújo, participou do 45° "Encontro Cultural de Laranjeiras" na tarde desta sexta-feira, 10.

O evento histórico reúne centenas de pessoas no município em apresentações teatrais, exposições, oficinas de arte e shows musicais na programação que segue até este domingo, 12. Com vestidos rodados, coloridos e segurando bacias em cima da cabeça, o grupo apresentou a “Dança das Lavadeiras”, manifestação cultural típica do folclore sergipano.

De acordo com a coordenadora do Cras, Vankênia Barreto, eventos como o Encontro proporcionam momentos de lazer e de fortalecimento de vínculos comunitários. “Neste ano, conseguimos incluir as idosas na programação em uma cidade considerada o berço da cultura Sergipana. Para nós, é um momento gratificante de proporcionar momentos como esses porque elas têm prazer em dançar e mostrar o que elas sabem fazer para outras pessoas. Através desses eventos, conseguimos fortalecer os vínculos afetivos e comunitários.

Embalada pelo ritmo do samba, a aposentada Jaíra Raimunda Silva, 65, umas das idosas que se apresentaram no palco, animou o público no evento. "Por curiosidade, fui até o Cras, vi as meninas e quis participar. Já me apresentei em outros lugares, mas em Laranjeiras foi minha primeira vez. Foi muito bom, um momento de levantar a autoestima com alegria, dança e muita diversão através da nossa cultura", disse animada.

Encantada pela cultura sergipana, a professora Jalili Alves, turista da cidade de Santos, litoral paulista, acompanhou de perto do palco o grupo de dança do Cras. "Achei uma graça, elas são muito simpáticas. Acredito que devemos manter as tradições e incentivá-las para que a cultura do estado continue atravessando gerações, contou.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário