quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Quadrilheiro Cardosinho será velado no Quadrilhódromo da rua São João

Cardosinho será velado ao lado de amigos e ao som do forró
Foto: Reprodução da imagem do vídeo de Dida Araújo

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 8 de janeiro de 2020

Quadrilheiro Cardosinho será velado no Quadrilhódromo da rua São João

O quadrilheiro e marcador da Quadrilha Chapéu de Couro, João Cardoso, mais conhecido como Cardosinho, faleceu na manhã desta quarta-feira, 8. A informação do músico Pavio do Forró, é de que seu corpo será velado a partir desta tarde no Quadrilhódromo da rua São João.

O artista estava internado com complicações hepáticas há 15 dias na ala vermelha do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e não resistiu.

A quadrilha Chapéu de Couro é uma das mais tradicionais do estado de Sergipe, mantendo viva a história do vaqueiro e sua cultura popular. Cardosinho sempre foi conhecido por inovar e levou a Quadrilha Chapéu de Couro a ganhar muitos prêmios, entre eles o de Bi-campeonato Nacional de Quadrilhas Juninas, ao revolucionar as apresentações protagonizando o Cangaço.

Século XX

A quadrilha junina Século XX enviou nota à imprensa lamentando profundamente o falecimento de João Cardoso, o Cardosinho, “uma das pessoas mais importantes na história dos festejos juninos de Sergipe. Foi marcador da lendária quadrilha junina Chapéu de Couro, bi-campeã brasileira na época em que quadrilha junina se apresentava como quadrilha junina. A Século XX, quadrilha mais antiga de Sergipe em atividade, teve a honra de contar com Cardosinho entre seus integrantes durante algum tempo. A perda para a cultura junina local é irreparável. Que sua alma descanse em paz.”

Documentário ‘Dá-lhe de Couro’

O jornalista e editor de imagens, Dida Araújo, fez um documentário sobre a Quadrilha Chapéu de Couro. Assista aqui:


Texto, imagem e vídeo reproduzidos dos sites: infonet.com.br e youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário