quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Arquivo Público de Aracaju desenvolve atividades de Educação Patrimonial





Publicado originalmente no site da PMA, em 15 de janeiro de 2020

Arquivo Público de Aracaju desenvolve atividades de Educação Patrimonial

Para resgatar e promover a história de Aracaju, o Arquivo Público Municipal, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), oferece, ao longo de todo ano, atividades de Educação Patrimonial. As atividades são desenvolvidas dentro da própria instituição e visam atender a todos os públicos.

Os interessados poderão participar de ações como, visitas guiadas culturais e técnicas, aulas expositivas, contação de história e rodas de conversa. O público alvo dessas atividades são os alunos de escola pública e privada, universitários e demais interessados pela memória da capital.

O coordenador do Arquivo Público, Paulo Fernandes, ressalta que a Educação Patrimonial e o conhecimento proporcionado pelos documentos não é algo acabado, mas sempre em construção.

"A atividade de Educação Patrimonial em arquivos, proporciona a formação de cidadãos conscientes de seu papel na construção da memória individual e coletiva, de sua participação como integrantes do patrimônio histórico cultural preservado nos arquivos, além de permitir a democratização da cultura e acesso à informação e o desenvolvimento da cidadania de forma plena e múltipla", explica o coordenador.

As atividades são desenvolvidas com o intuito de promover a compreensão a cerca do Arquivo Público como um espaço complexo de diversidade, onde se realiza atividades administrativas e culturais. Nesse sentido, fica estabelecido que o objeto de estudo e trabalho do Arquivo, o documento, é da mesma forma plural, tendo em vista que um mesmo objeto proporciona diferentes olhares, percepções e conclusões, a depender do indivíduo que o analisa.

As atividades podem ser agendadas por telefone (79) 3179-1381, com antecedência de dez dias e limite máximo de 30 pessoas por grupo.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário