quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes: uma tradição de 160 anos

Foto: Arquidiocese de Aracaju

Publicado originalmente no site do JORNAL DA CIDADE, em 02 de janeiro de 2020

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes: uma tradição que continua firme em Aracaju

Tradição ocorre há mais de 160 anos

Mais de 160 anos de tradição não tiram o vigor da festa de Bom Jesus dos Navegantes, que continua firme e faz parte do calendários de centenas de fiéis no dia 1º de janeiro. Este ano não foi diferente, quem esteve presente ao logo do Rio Sergipe presenciou a pujança e a vitalidade da festa.

Segundo uma das organizadoras, Ivanira Lemos, (Nira), a procissão de Bom Jesus dos Navegantes teve início com os pescadores da colina de Santo Antônio, mesmo antes de Aracaju ser capital.

O Arcebispo de Aracaju, Dom João Costa, esteve no cortejo da saída da Imagem da Igreja de São Salvador e também na procissão fluvial. “Essa expressão, esse dia, que já tem uma tradição muito consolidada, que nos faz andar pelas águas do Rio Sergipe com Jesus, Ele que é nosso patrono e nos ajuda, nos defende, Ele que nos agracia, para, dessa maneira, como muita segurança, durante essa procissão invocarmos as bênçãos Dele para o povo sergipano. Que nas estradas da vida, em nosso caminhar no dia a dia possamos contar sempre com a Sua proteção”, destacou Dom João.  

A procissão atrai fiéis de várias partes do estado e de outras localidades, a exemplo do senhor Conrado Neto, de Piaçabuçu, em Alagoas, que há anos participa da festa. “É com muito prazer e muito gosto que venho para esta procissão. É um momento de renovar a nossa fé para iniciarmos um novo Ano”, disse seu Conrado.

Muitos barcos acompanharam o cortejo fluvial, a Imagem do Bom Jesus dos Navegantes estava em um catamarã vistoriado e sob a guarda da Marinha e do Corpo de Bombeiros que apoiam o evento. Ao retorno da procissão fluvial, uma multidão segue a imagem até a Igreja de Santo Antônio, no Alto da Colina, para a Missa de Enceramento, que este ano teve a presidência Pároco, Frei Francisco Gonçalves, OFM, que disse ter ficando impressionado com a beleza da festa e a grande participação dos fiéis. Esta foi a primeira Procissão de Bom Jesus do Frade Menor. 

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário