sábado, 12 de agosto de 2017

Adolescentes do Cenam expõem oficina de música na Alese

Onze socioeducandos foram no hall da casa legislativa.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 11/08/2017.

Adolescentes do Cenam expõem oficina de música na Alese

Onze socioeducandos foram aplaudidos

Onze socioeducandos acolhidos pelo Governo do Estado de Sergipe foram recebidos na tarde de ontem pela deputada estadual Ana Lúcia durante a realização de uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Dentro do sistema sócio pedagógico desenvolvido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, os adolescentes que integram o Grupo de Percussão (Batucase) se apresentaram no hall da casa legislativa e foram aplaudidos pelo público presente. O evento teve como meta abordar o papel da juventude e suas organizações na construção da escola democrática.

Para a deputada anfitriã, a presença frequente dos jovens acolhidos pela Fundação Renascer tem contribuído para que a interação social conquiste novas abrangências de caráter positivo. Além de promover novas oportunidades aos adolescentes sentenciados que buscam em conquistar um futuro promissor e ético dentro do que pede a Constituição Federal, a inclusão da música, teatro e demais artes culturais acaba enriquecendo as programações da Frente Parlamentar. A atividade também se tornou possível em virtude de o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), ter oficializado uma liminar autorizando a saída temporária dos músicos.

“Durante este encontro debatemos assuntos, por exemplo, como a PEC 241, que congela o investimento em áreas sociais como a Educação e Saúde, e o Movimento Escola Sem Partido, que visa censurar professores e aumentar a repressão no ambiente escolar. A partir do momento em que representantes de várias esferas da sociedade participam do diálogo, a tendência é que conquistemos avanços que beneficiem as atuais e futuras gerações. Agradeço a participação destes adolescentes e esperamos continuar gerando novas oportunidades para todos; brilhante apresentação”, declarou Ana Lúcia.

Coordenado pela direção do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), o grupo de percussão é conduzido musicalmente pelo pedagogo Jorge Kadu, e possui apenas dois meses de atividades. A princípio, a banda ensaiava utilizando apenas objetos reciclados como toneis, latas de tinta e baquetas de bambu. No final do mês passado, em virtude de uma parceria firmada entre a Fundação Renascer e a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), os adolescentes receberam instrumentos musicais novos e puderam aperfeiçoar a arte da prática e cadência instrumental.

Ao todo foram doados 23 equipamentos entre repiques, caixas e surdos, além de utensílios como: baquetas e talabares. “Nos alegra muito receber convites e incentivos como estamos multiplicando ao longos dos últimos meses com a deputada Ana Lúcia Menezes e o secretário Zezinho Sobral. Um nos fornece estrutura enquanto a companheira nos ajuda a abrir novos horizontes para estes jovens. O Governo de Sergipe tem se esforçado ao máximo para que, com a prática contínua da arte, esporte e cultura possamos conquistar um mundo melhor para todos”, avaliou o presidente da Fundação Renascer Wellington Mangueira.

Fonte e foto: Fundação Renascer.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário