sábado, 12 de agosto de 2017

Exposição reúne 50 artistas em homenagem ao Conselho Estadual de Cultura







Publicado originalmente no site SECULT, em 11 de agosto de 2017.

Exposição reúne 50 artistas em homenagem ao Conselho Estadual de Cultura.
  
A mostra estará aberta ao público durante 50 dias no Corredor Cultural Irmão.

Obras de cinquenta artistas, entre os mais importantes nomes das artes visuais em Sergipe, estão reunidas na nova exposição do Corredor Cultura Irmão, lançada nesta sexta-feira, 11. A exposição, que faz homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura comemorado no dia 16 de agosto, reuniu artistas, amigos e autoridades, além da atual gestão de conselheiros.

“Este cinquentenário é um marco muito significativo para todos aqueles que fizeram o Conselho Estadual de Cultura até o presente. O Conselho tem um papel muito importante no desenvolvimento e a promoção cultural do Estado, tanto na questão histórica, como na avaliação e seleção de projetos atuais, a exemplo do Plano Estadual de Cultura que iremos acompanhar toda a trajetória de sua execução”, afirmou o atual presidente do Conselho, Antônio Amaral.

O evento faz parte de uma série de atividades que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) preparou para o cinquentenário do Conselho, que irão acontecer ao longo do mês de agosto. “É uma alegria enorme estar comemorando os cinquenta anos do Conselho, que é o reduto de defesa da nossa cultura, representativo de tudo o que nós fazemos na gestão da Secult. Pelo Conselho passaram pessoas que deram suas vidas, para as artes e outros setores da cultura Sergipana, por isso é preciso celebrá-lo e homenageá-lo”, afirmou o secretário da Cultura, João Augusto Gama.

Além da atual gestão de conselheiros, a mostra dedicou menções honrosas a pessoas que tiveram um papel fundamental na história da entidade. “O conselho hoje o órgão cultural mais antigo da estrutura do Governo do Estado. Nós passamos por cinco ou seis reformas administrativas correspondentes a alguns Governos, e resistimos. Ele contribuiu com vários aspectos, como a criação do Encontro Cultural de Laranjeiras e de Estância, na consolidação dos dois. Além de ter sido este amplo fórum de debates dentro de suas possibilidades. O primeiro grande desafio do Conselho para os próximos anos é atualizar sua legislação, abrindo-se cada vez mais para a sociedade”, ressaltou Luiz Fernando Soutelo, que foi presidente do Conselho por cinco mandatos.

Reunião de artistas

A mostra contou com peças de 50 artistas renomados, entre sergipanos e de outros estados do país, que adotaram Sergipe como seu lar. “Como sempre, a Secretaria da Cultura promove estes eventos que reúnem os artistas e gera uma oportunidade a mais para mostrar nosso trabalho, e desta vez foi ainda melhor pela data comemorativa. O Conselho para nós é uma base maravilhosa, que desenvolve importante trabalho pela cultura”, afirmou o artista visual Pithyu.

Ao final do cerimonial o público presente pode assistir a apresentação musical do grupo vocal Vivace. A mostra ficará aberta ao público durante 50 dias, com pintura, escultura, fotografia, xilogravura e desenho.

Mais atividades

Dentro da programação de comemoração ao cinquentenário do Conselho, a Secult promoverá ainda um evento no dia do aniversário, 16 de agosto, no Teatro Tobias Barreto, às 19h30. Na ocasião será apresentada a Chegança Almirante Tamandaré, entrega de Medalhas Comemorativas aos conselheiros, encerrando com um concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário