terça-feira, 15 de agosto de 2017

Produção de brigadeiro gourmet é opção de renda extra

 Turma do curso de Brigadeiro Gourmet que
 aconteceu na UQP do Santos Dumont.


 A aluna Letícia Agripina, de 18 anos.

A aluna Rita de Cássia, 48 anos
Fotos: Ascom/Fundat

Publicado originalmente no site da PMA, em 14/08/2017.

Produção de brigadeiro gourmet é opção de renda extra

A expressão gourmet vem sendo bastante utilizada no mundo da gastronomia. Trata-se de um estilo de culinária mais aprimorada e requintada, que inclui desde os pratos tradicionais até os mais populares, como hambúrgueres, coxinhas e brigadeiros. Atenta ao segmento e disposta a oferecer oportunidades de aprendizado nesta área, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) proporcionou no mês de agosto, a segunda turma do curso de Brigadeiro Gourmet (8h), realizado no mês de agosto na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), situada no bairro Santos Dumont.

Segundo o instrutor do curso, Brayan Oliveira, os alunos foram colaborativos e conseguiram trabalhar na produção de vários tipos de brigadeiro gourmet. "Fizemos brigadeiro de café, palha italiana, castanha, baba de moça, leite ninho. Não houve apenas demonstração, eles realmente colocaram a mão na massa e puderam perceber o ponto certo do doce, além da experiência de sentir o aroma e saborear cada um deles", afirma o instrutor, ressaltando a satisfação e a responsabilidade de instruí-los em direção a uma possibilidade de caminho profissional.

"O nosso papel é esse: capacitá-los em uma atividade que possa fazê-los obter sucesso no mercado de trabalho ou como empreendedores", afirma o instrutor, parabenizando a Prefeitura de Aracaju pelo apoio e iniciativa de ofertar cursos de capacitação gratuitamente. "Não tem coisa melhor do que ver o brilho nos olhos de cada um dos participantes", conclui.

Mudando perspectiva

A vida de Rita de Cássia, 48, mudou completamente após iniciar as capacitações na Fundat. Através do conhecimento e do convívio em sala de aula, ela encontrou uma nova perspectiva para viver e conseguiu superar a depressão. "Aqui eu me levantei e me encontrei, eu precisava desse ânimo de novo, só tenho a agradecer, eu não sabia por onde começar", expressa a aluna que anteriormente havia feito o curso de Doces e Salgados.

"Eu estava com vontade de aprender. Cada proposta que o professor colocava, vinha em mim um sonho, uma luz, uma ideia de onde eu poderia começar. Foi proveitoso e prazeroso para mim, desde a forminha até o brigadeiro", conta Rita, enfatizando o empenho do instrutor durante as aulas.

Hoje, ela obtém uma renda complementar graças às encomendas de doces que recebe. "Neste curso, aprendi detalhes que me ajudaram na parte econômica das produções", diz a participante, que também comercializa de porta em porta e sonha em abrir o próprio negócio.

Antes de aprender brigadeiro gourmet, a estudante de Educação Física, Letícia Agripina, 18, já fazia trufas para manter o atletismo, esporte que praticava. Agora, ela deseja ampliar o foco das vendas, transformando-as em uma alternativa de trabalho. "Amei, nós podemos criar o nosso próprio sabor de brigadeiro porque há uma variedade, abriu o meu olhar para o ramo de doces, adquiri habilidade e criatividade" comenta.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário