terça-feira, 8 de agosto de 2017

Orsse apresenta 'A Dança no Século XX' dia 10

A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 07/08/2017.

Orsse apresenta 'A Dança no Século XX' dia 10

Em continuidade à temporada anual de concertos, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retorna ao Teatro Tobias Barreto, nesta quinta-feira, dia 10 de agosto de 2017, às 20h30 com o concerto "A Dança no Século XX", sob a regência do maestro Daniel Nery. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura.

Preocupada com a formação cultural e o desenvolvimento intelectual do seu público, a Orsse, têm realizado instigantes concertos temáticos nos últimos meses, sempre com uma proposta diferente e perspicaz. Neste concerto, o programa inicia com a obra "Prelúdio após a Tarde de um Fauno”, de Claude Debussy. A peça não é somente um marco na história da música, mas também aquela que iniciou o crepúsculo do sistema tonal e a aurora da música contemporânea. Foi também coreografada pelo bailarino Vaslav Nijinsky em 1912, um furor para a época.

Em seguida, o ritmo frenético da música latina de Arturo Márquez em seu Danzon n. 2 é arrebatado pela complexa Dança Infernal, do balé O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky. Na segunda parte do programa, será a vez das Danças Polovetsianas, que são uma das secções mais conhecidas da ópera O Príncipe Igor, e encerram o 2º ato. As Danças ocorrem num momento da ópera em que o protagonista, o Príncipe Igor, está preso no acampamento do chefe dos polovtsianos, Khan Kontchak, que o presenteia com um espetáculo em admiração pela sua valentia. A música brasileira não fica de fora, encerrando o programa a Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri e o Batuque, de Oscar Lorenzo Fernandes.

Sobre o regente

Professor de regência, regente titular da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade Federal de Sergipe, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição.  Têm na sua formação, os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), Fábio Mechetti, Abel Rocha e Samuel Kerr.  Já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Foi um dos fundadores, regente e clarinetista da Banda Sinfônica de Bragança Paulista. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, Nery é também maestro adjunto da  Orquestra Sinfônica de Sergipe, onde promoveu juntamente com Guilherme Mannis, o desenvolvimento de concertos pelo interior do estado do Sergipe e a popularização do acesso à música de concerto. Foi também responsável pela concepção do projeto social Orquestra Jovem de Sergipe, proporcionando ensino musical a centenas de jovens carentes de Aracaju. Nery também é regente do Coro Masculino da Primeira Igreja Batista de Aracaju.

Serviço
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Concerto: A Dança no Século XX
Data: dia 10 de agosto, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Tobias Barreto
INGRESSOS: R$40 e R$20 (meia entrada)

Programa
DANIEL NERY, regente
Claude DEBUSSY
Prelúdio à tarde de um Fauno
Arturo MÁRQUEZ
Danzon n. 2
Igor STRAVINSKY
Dança Infernal, do balé o Pássaro de Fogo
Alexander BORODIN
Danças Polovetsianas, da Ópera Príncipe Igor
Mozart Camargo GUARNIERI
Dança Brasileira
Oscar Lorenzo FERNANDES
Batuque

Fonte e foto: Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário