quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Grupos folclóricos animam centro de Aracaju

 Reisado Familiar do município de Moita Bonita.

Batalhão Sr. do Bonfim de Santo Amaro das Brotas.
Fotos: Portal Infonet.

Publicado originalmente no Portal da Infonet, em 23/08/2017.

Grupos folclóricos animam centro de Aracaju

A atividade aconteceu nesta quarta, 23

Grupos da cultura popular participaram na tarde desta quarta-feira, 23, de um cortejo realizado no centro de Aracaju, em alusão ao mês do Folclore. A atividade marcou a abertura do Projeto “Cultura Popular Sergipana na Sala de Aula: Um Caminho para o Resgate da Nossa Identidade”, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED).

O cortejo saiu do Palácio-Museu Olimpio Campos em direção ao Centro Cultural Aracaju, na Praça General Valadão, onde os grupos puderam se apresentar. A atividade cultural também compôs a programação do Festival de Brincantes, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

A parceria entre o Governo do Estado e o município é visto como algo positivo para o Assessor Executivo da Secult, Irineu Fontes. “Quando você tem a mesma perspectiva, buscando o mesmo resultado, as coisas funcionam muito bem”, acredita.

Vindo do município de Santo Amaro das Brotas, o Batalhão do Senhor do Bonfim foi um dos grupos que se apresentaram. Aos 65 anos, Maria Gilza da Costa conta que participa desde criança do Batalhão. “É ótimo participar do Grupo. Brincar é uma forma de fazer atividade física e de ter contato com os mais jovens”, afirmou.

Os brincantes do Reisado Familiar do município de Moita Bonita também se fizeram presentes na tarde de hoje. Líder do grupo há 18 anos, Aldemário Bispo de Santana, 62, acredita que essas atividades são uma forma de manter viva a cultura sergipana. “Nós não podemos deixar morrer nossa a cultura, é algo muito importante para nós”, declarou.

Por Yago Andrade e Verlane Estácio.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário