quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura


Publicado originalmente no site da SECULT, em 15 de agosto de 2017.

Cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura será marcado por entrega de medalhas

O evento contará ainda com apresentações artística e concerto da Orsse

Criado através da Lei nº. 1478, de 16 de agosto de 1967, o Conselho Estadual de Cultura completa 50 anos de história nesta quarta-feira, com uma homenagem especial. A celebração, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), acontecerá a partir das 19h30, no Teatro Tobias Barreto, a entrega de Medalhas Comemorativas aos conselheiros e um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).

“É uma alegria enorme estar comemorando os cinquenta anos do Conselho, que é o reduto de defesa da nossa cultura, representativo em tudo o que nós fazemos na gestão da Secult. Pelo Conselho passaram pessoas que deram suas vidas, para as artes e outros setores da cultura Sergipana, por isso é preciso celebrá-lo e homenageá-lo”, afirmou o secretário da Cultura, João Augusto Gama.

Entre os marcos do Conselho estão a criação do Encontro Cultural de Laranjeiras e Encontro Cultural de Estância, a defesa do acervo cultural do Estado, estudando os respectivos processos de tombamento e encaminhando providências objetivando a sua preservação. A entidade também é responsável pela organização do calendário Cultural de Sergipe, integrando-o com instituições culturais públicas e privadas e coordenando as comemorações das efemérides mais importantes.

A programação contará ainda com a participação da conselheira e bailarina, Cecilia Cavalcante, que fará uma apresentação de dança; do mestre e conselheiro, Zé Rolinha, com a Chegança Almirante Tamandaré; e de uma atração musical com os conselheiros, maestro Sergio Chagas, Antônio Amaral e Neu Fontes. Toda atividade será aberta ao público e convidados.

Histórico

O Conselho Estadual de Cultura surgiu pela lei nº. 1478, sancionada pelo Governador Lourival Batista. Espelhava-se na legislação federal que criara o Conselho Federal de Cultura, implantado em 1965 pelo Presidente Castelo Branco. O Conselho Federal estimulou as autoridades estaduais criarem congêneres nos Estados de modo a constituir uma rede integrada de órgãos que, articulados entre si, objetivava contribuir para o planejamento de ações na área da Cultura.

Instalado solenemente pelo Governador do Estado, Lourival Batista, com a posse de seus primeiros integrantes, todos de livre escolha do Chefe do Executivo Estadual, passou a organizar-se administrativamente e discutir ações na sua área de competência. Entretanto, problemas decorrentes da incompatibilidade constitucional entre as atividades de que eram titulares os primeiros Conselheiros e sua função no Conselho, fizeram com que o Colegiado encerrasse suas reuniões.

Serviço:
50 anos do Conselho Estadual de Cultura
Data: 16 de agosto de 2017
Horário: 19h30
Local: Teatro Tobias Barreto.

Texto e imagem reproduzidos  do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário