sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Lucas Campelo na segunda edição do “Quinta Instrumental”

 Lucas Campelo foi o segundo artista 
a se apresentar no projeto.



 O público aplaudiu de pé o artista da noite.

 Essa foi a primeira vez que Yasmin 
prestigiou o "Quinta Instrumental".

 Pesquisador e produtor cultural, Paulo Correia.

A aposentada Claudete Sampaio.
Fotos: Edinah Mary.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 17/08/2017.

Lucas Campelo contagia o público na segunda edição do “Quinta Instrumental”

A segunda edição do projeto “Quinta Instrumental”, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), foi um sucesso. O artista Lucas Campelo levou para o evento o seu show “Raízes do Brasil”, um tour pela musicalidade brasileira, mostrando a versatilidade da sanfona ao interpretar vários estilos.

Uma mala posicionada no palco já mostrava que a viagem seria longa. Era como se o Teatro João Costa, localizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), tivesse se transformado em um ônibus que saía de Pernambuco em busca de ritmos musicais característicos de várias regiões do país: xote, baião, samba, frevo, forró e vaquejada, gêneros interpretados pelo artista e seu instrumento.

Ao encerrar uma música, Lucas interligava a próxima canção através de uma outra, “A vida de um viajante”, do rei do baião Luiz Gonzaga. Segundo ele, foi uma forma de fazer com que público fizesse uma viagem às suas memórias através das músicas que marcaram épocas. “Imaginem que estão em uma viagem e que estamos passando por vários estados brasileiros, e claro, cada estado tem um ritmo musical que predomina e eu os interpretarei através da minha sanfona”, explicou.

A performance de Lucas Campelo contagiou e o teatro lotado formou um grande coral, que acompanhava o artista uma música atrás da outra. “Quando pensamos em realizar um projeto instrumental estávamos pensando nisso, em sentir a energia das pessoas, em fazer com que elas se emocionassem e sentissem a força das canções populares interpretadas pelos talentos da nossa terra”, observou o presidente da Funcaju, Silvio Santos.

O produtor cultural e pesquisador da música popular, Paulo Correia, aprovou o projeto e a sua proposta. “Quero dar os parabéns à equipe da Funcaju pela realização. É sempre mais difícil o acesso à eventos com músicas instrumentais. Essa é uma grande oportunidade de divulgar os trabalhos e fomentar o trabalho desses meninos”, disse. “Eu particularmente sou admirador do Lucas Campelo e do seu belíssimo trabalho. É muito tocante a forma como ele conduz a sanfona através de vários ritmos. Não é à toa que é um dos grandes artistas que Sergipe possui”, complementou.

Fazia algum tempo que a aposentada Claudete Sampaio sentia vontade de assistir a uma apresentação de Campelo. Quando ela viu a divulgação do evento, já colocou um lembrete para não perder a oportunidade. “Nunca tinha visto um show dele inteiro e já fazia tempo que não assistia uma apresentação do artista. Sempre que surgia uma oportunidade sempre apareciam os imprevistos que me impossibilitava. Lucas é um artista genuíno, fiquei maravilhada com essa apresentação feita em formato de viagem. Amei”, destacou.

A viagem terminou em Caruaru, com a música “Aproveite a gente”, dedicada a pequena Yasmin Layane Fonseca, de 8 anos, que estava na primeira fila, ao lado do pai, e chamou a atenção do cantor. “Eu gosto dessas músicas, escuto muito com meu avô pelo rádio. Ele tocou uma música especialmente para mim e fiquei muito feliz", disse.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário