quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Festival Brincantes valoriza a cultura popular dos quatro cantos do Estado

 Grupos folclóricos dos quatro cantos do estado participaram.

 Brincantes esbanjavam alegria na arena.

 Festival mostrou diversas manifestações culturais.

 Público foi formado por pessoas de todas as idades.

 Pesquisadoras da cultura sergipana foram homenageadas.

 Aglaé Fontes.

 Beatriz Góis Dantas.

 Presidente da Funcaju, Silvio Santos.

 Bacamarteiros de Carmópolis também marcaram presença.

Superintendente da Secult, Irineu Fontes.
Fotos: Edinah Mary.

Publicado originalmente no site da PMA, em 23/08/2017.

Festival Brincantes valoriza a cultura popular dos quatro cantos do Estado

O primeiro “Festival Brincantes” promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), chegou ao fim na noite desta terça-feira, 23. Foram dois dias de evento onde aracajuanos e turistas puderam conhecer um pouco mais sobre as tradições dos grupos folclóricos dos quatro cantos do Estado e a cultura popular sergipana através de palestras, feiras e apresentações de brincantes.

O festival, que aconteceu no Centro Cultural de Aracaju e na Praça General Valadão, teve como proposta valorizar e enaltecer os aspectos culturais de Sergipe e também homenagear pessoas que contribuem com pesquisas e desenvolvem outros trabalhos com o objetivo de manter viva as tradições aqui encontradas. Samba de Coco do Mosqueiro, Parafusos de Lagarto, Cacumbi de Laranjeiras, Ilariô de Pirambu foram alguns dos grupos que se apresentaram durante o evento, contagiando o público que lotava a arena, cantava e dançava acompanhado o ritmo dos cantadores.

“O festival foi um sucesso absoluto e cumpriu todos os objetivos. Mostramos os mais diversos grupos culturais de Sergipe. O público compareceu e saiu feliz com o que viu. Precisávamos jogar luz e jogamos. Abrimos o espaço para mostrar a riqueza da nossa cultura popular e espero que este primeiro festival possa trazer outros. A nossa intenção é reeditar esse festival todos os anos em homenagem ao folclore e que ele sirva de exemplo para todos os órgãos que fazem a cultura para sempre estimularmos e divulgarmos essa arte”, afirmou o presidente da Funcaju, Silvio Santos.

No segundo e último dia do Festival Brincantes, o pesquisador e superintendente executivo da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), Irineu Fontes, foi o grande responsável por abrir a programação com sua palestra “Cacumbi do Mestre Deca: renovando as tradições”. Irineu apresentou resultados de um trabalho desenvolvido com o grupo que tinha como objetivo reacender a manifestação cultural. “Eu tive a honra de conhecer mestre Deca e desenvolver trabalhos significativos afim de fortalecer o Cacumbi. Sem dúvidas é um dos movimentos folclóricos do nosso Estado mais expressivo e que merece grande apoio”, disse.

Irineu também ressaltou a parceria da secretaria do Estado da Cultura na realização do festival junto com a Funcaju. “Eventos como estes são muito bons e precisam ser realizados sempre. Mostra que somos um estado rico em manifestações culturais e temos que aumentar o espaço cada vez mais. O trabalho que a Funcaju realizou foi muito bom e a gente agradece essa parceria. Daqui em diante vamos estar juntos cada vez mais”, ressaltou o superintendente da Secult.

A terça-feira contou com diversas apresentações dos brincantes. O grupo Ilariô de Pirambu foi o primeiro a se apresentar seguido das Caceteiras de São Cristovão, Batucada Quebra Coco de Estância, Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis, Reisado de Moita Bonita e encerrando com os grupos de pífano de Boquim e Itabaianinha. Entre as apresentações, o Festival Brincantes homenageou duas pesquisadoras da cultura sergipana, as professoras Aglaé Fontes de Alencar e Beatriz Góis Dantas, pelo trabalho realizado em prol da cultura no Estado.

“Uma emoção muito grande receber esta homenagem. É de um valor imenso para mim. É um caminho natural essa estrada que a gente constrói de valorização da cultura popular. Uma estrada que você começa e não sabe quando acaba. Quando vejo uma instituição valorizar a nossa cultura, não só ter a demonstração dos grupos, como também ter palestras educativas para que as pessoas possam aprender a respeitar essas expressões culturais, só temos a aplaudir e considerar um compromisso cultural muito importante”, afirmou a professora Aglaé Fontes.

Já a professora Beatriz Góis Dantas fez questão de dividir a homenagem com amigos brincantes que a ajudaram nessa trajetória. “Me sinto muito honrada e emocionada com essa homenagem. É um reconhecimento de um trabalho de mais de 40 anos. Quero dividir com os brincantes, os chefes de grupo que eu pesquisei como Seu Paulino do São Gonçalo, Seu Oscar da Chegança, Biliu da Taiera e Seu Raulino do Lambe Sujo, todos já em memória”, lembrou Beatriz.    

A primeira edição do Festival Brincantes chega ao fim com o registro de muita cultura, arte, música, dança e animação. Os dois dias deixam o sentimento de saudade nas pessoas que puderam acompanhar cada manifestação cultural dos quatro cantos do estado e fica a promessa de que foi apenas a primeira de muitas edições que virão por aí.


Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário