sexta-feira, 19 de junho de 2015

14ª edição do Fórum do Forró

Pierre Feitosa e Aglaé Fontes dividem o palco na abertura.
Foto: Portal Infonet.

Infonet - São João - Notícias - 16/06/2015.

Fórum do Forró traz cultura nordestina à ordem do dia
Abertura aconteceu nesta terça, 16, com presença de artistas

Na noite desta terça-feira, 16, o Centro Cultural de Aracaju foi cenário de muito forró e cultura nordestina. A abertura da 14ª edição do Fórum do Forró reuniu músicos, artistas, realizadores, pesquisadores e um público apaixonado pela raiz da tradição junina. No teatro João Costa, seis grandes nomes da música de Sergipe e do Brasil foram homenageados, sob os aplausos da platéia lotada.

O Fórum prossegue até o próximo dia 18, com apresentações artísticas, palestras, debates e uma mostra audiovisual com filmes e documentários. Outra atração é a exposição “Ciclo Junino: Tradição e Música”, que conta a história dos personagens, superstições, brincadeiras e outros elementos que são a cara do Nordeste.

A grande marca da edição é o centenário de Gerson Filho, que tornou-se o tema do Fórum. Desde o início, porém, o sanfoneiro já era venerado pela organização do evento. Prova disso é o fato de que o troféu concedido aos artistas homenageados leva o nome de Gerson. Entre os nomes que já receberam o troféu estão Dominguinhos, Clemilda, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e outros mestres.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/saojoao/2015

Assista vídeo com reportagem, logo abaixo:



-----------------------------------------------------------------------

Homenageados:

Conheça um pouco mais sobre os homenageados do 14º Fórum do Forró:

Luiz Paulo

Natural de Malhada dos Bois, Sergipe, Luiz Paulo Neto, conhecido por Luiz Paulo, se interessou pela música por influência dos familiares, onde aprendeu a tocar bandura (instrumento que se assemelha ao cavaquinho) ainda criança. Mas, foi na cidade de São Paulo, com quase 20 anos que a oportunidade de profissionalizar-se chegou. Na casa de forró de Seu Pedro Sertanejo, pai de Oswaldinho do Acordeon, que ele começou a ficar conhecido. De lá para cá, Luiz Paulo não parou mais. Com 10 álbuns lançados, Luiz Paulo é presença garantida em grandes eventos.

Marcos Guedes

Promessa garantida desde que começara, ainda criança, sua vida artística na escola de música da Professora Aglaé Fontes, interpretando músicas do rei do baião, Luiz Gonzada. Marcos Antônio Guedes, o Marcos Guedes é um dos artistas mais completos de sua geração, com uma voz inconfundível é um dos artistas sergipanos que mais representou o estado em eventos que enalteceram a cultura popular. Há mais de 30 anos na estrada Guedes já gravou vários CD’s e participou de centenas de shows dividindo também o palco com artistas como Elba Ramalho, Flávio José, Clemilda, Amorosa e tantos outros.

João da Passarada

Herdeiro do gosto musical do pai, João Batista Lima, o João da Passarada, largou a vida de pedreiro para seguir o sonho de ser cantor. Nos palcos da vida ele descobriu-se não só intérprete, como um excelente compositor.  No repertório xote, xaxado e baião fazem com que o público arie a fivela até o dia amanhecer.

Zé Roseno e Marluce

Dos palcos para a vida real. Tocando e vivendo juntos há quase quatro décadas, o casal de forrozeiros, Zé Rosendo e Marluce, se dedicam de corpo e alma ao forró autêntico e ao amor. Durante a extensa trajetória, os artistas que tem agenda lotada no mês junino,já chegaram a tocar junto com ícones do forró como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Pernambucanos de nascença, os músicos que se consideram sergipanos de alma e coração, garantem a festa de muitos forrozeiros.

Robertinho dos oitos baixos

Robertinho dos oito baixos traz o talento musical na veia. Filho dos cantores Clemilda e Gerson Filho, Robertinho aprendeu com os pais o real valor da música nordestina. Desde pequeno acompanhando o pai, aprendeu com Gerson a tocar o instrumento que hoje ele leva no nome, os oito baixos. Em seu curriculum dezenas de participações em programas a nível nacional, como Altas Horas e Jornal Hoje, e apresentações com artistas de renome a exemplo de Dominguinhos, Claudia Leite, Flávio José e a própria Mãe, Clemilda, quem acompanhou por mais de 20 anos.


Fonte: : Grazziele Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário