quarta-feira, 17 de junho de 2015

Imagens de fotógrafo sergipano serão expostas na Espanha

Exposição “Barco de Fogo” tem imagens do sergipano 
Márcio Garcez Foto: Márcio Garcez.

Infonet - Cultura - Noticias - 15/06/2015.

Imagens de fotógrafo sergipano serão expostas na Espanha
Exposição “Barco de Fogo” tem imagens de Márcio Garcez

O Centro de Estudios Brasileños da Universidad de Salamanca recebe em junho a exposição fotográfica “Barco de Fogo”, do fotógrafo brasileiro Márcio Garcez, contemplada na Convocatória para Residência Artística 2015. O acervo será inaugurado no dia 17 de junho, às 11h, na Sala de Exposiciones Palacio de Maldonado, Plaza de San Benito, Salamanca – Espanha e ficará aberto a visitação, de forma gratuita, nos horários das 9h às 14h, de segunda a sexta, até o dia 17 de julho de 2015.

A exposição conta com trinta imagens que registram o processo de confecção e apresentação do Barco de Fogo, principal brincadeira popular do ciclo junino da cidade de Estância (Sergipe/Brasil). O trabalho documental de Márcio Garcez, que registrou os bastidores desta manifestação cultural popular, revela os processos de feitura dos artefatos, dos espaços de produção e apresentação, bem como a matéria-prima, o trabalho e a técnica de seus produtores.

As imagens fazem parte do registro autoral do fotógrafo e artista sergipano, que ao longo de mais de vinte anos documenta com experiência, sensibilidade e técnica a cultura popular brasileira. A exposição conta com a curadoria da antropóloga e professora da Universidade Federal de Sergipe, Profª Rosana Eduardo e da pedagoga e presidente da Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura – PAPAGAIO, Vanessa Tölle.

Antes de chegar a Salamanca, a exposição “Barco de Fogo” passou por Recife (Pernambuco/Brasil) em 2014, tendo sido contemplada na 2ª Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE. A exposição conta com o apoio da Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura – Papagaio e VIPTUR, com a colaboração da Asociación de la Comunidad Brasileña de Salamanca – ABS.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário