quarta-feira, 17 de junho de 2015

O que é Sergipanidade?


Publicado originalmente no blog de Aglacy Mary, em 26/06/2010.

O que é Sergipanidade?
Por Aglacy Mary.

Sergipanidade é o conjunto de singularidades que caracteriza o modo sergipano de lidar com o seu patrimônio — a língua, a arte, a fé, o trabalho, as festas —, bens comuns compartilhados com outros grupos. O que somos está impresso em nossa alma e se expressa através da geografia que nos define, da mistura étnica que nos deu origem, da história que nos constitui, de tudo o que construímos e através daquilo pelo que nos encantamos.

O grande desafio a esse estado de espírito está na condução do natural interesse pelo outro. Em um inevitável contexto de globalização, a comunicação massiva aproxima muito os diferentes, e isso provoca identificações. Garantir uma identidade hoje significa construir formas de diálogo entre a nossa cultura tradicional e outras tão diversas. Não é prudente fechar os olhos para essa realidade, no mínimo porque se paga a pena de ver perder-se a riqueza que há na troca. É fundamental, porém, que se preserve e conheça a própria história, as próprias raízes, o que nos mantém únicos na rica paleta de cores, embora em constante processo de identificação.

Penso que o advento do turismo como atividade financeira dá força à ideia de que, só na (re)descoberta de suas qualidades, o sergipano pode encontrar-se saudavelmente com o que vem de fora. Nossos produtos culturais mais genuínos são o que nos torna interessantes; reconhecê-los é o que deve consolidar um nível de autoestima tal que anule o desejo de ser o outro e a dependência de ser aprovado por ele.

Flexibilidade é palavra-chave nessa temática, opondo-se ao conceito de uma identidade rígida. Que nos mantenhamos lúcidos para lidar com todo esse movimento relacional não nos perdendo das nuanças que nos distinguem.

Texto e imagem reproduzidos do blog: aglacy.blogspot.com.br

Um comentário: