terça-feira, 30 de junho de 2015

Zé Américo faz ferver o tablado no Casarão da Clemilda

 Zé Américo botou todo mundo para dançar no Casarão.
Crédito - Arthuro Paganini.

Infonet - São João - Notícias - 25/06/2015.

Zé Américo faz ferver o tablado no Casarão da Clemilda
Sanfoneiro se divide entre música e comércio para ganhar vida

O Casarão da Clemilda é sempre um sucesso para o público que gosta do forró tradicional. Na noite desta quarta-feira, 24, não foi diferente. Casais lotaram o tablado, que foi cenário de muito rala-coxa, xote e baião. Uma das atrações da noite foi Zé Américo do Campo do Brito, com mais de 20 anos de carreira e muita história para contar.

Quem conta a trajetória de Zé Américo é seu filho, Luiz Américo. “Ele começou pequeno, tocando em circo, novena... Sempre tocou sanfona, mas como resolveu ir para São Paulo aos 17 anos, ele parou por um bom tempo, por que tinha que trabalhar. Mas nunca deixou de amar o instrumento”, resume Luiz, referindo-se ao pai.

Durante o tempo em que passou em São Paulo, ele chegou a vender a sanfona. Trabalhou como motorista, garçom, maître e outras profissões, nas quais acumulou grande experiência. Depois de passar nove anos no Sudeste, ele retornou a Sergipe e veio morar em Aracaju. Mas não é na música que Zé Américo encontra seu sustento.

“Meu pai é dono de um restaurante muito conhecido no Mercado, que é fruto do que aprendeu quando morava em São Paulo. Ele se divide entre o comércio e a sanfona, que é o grande amor dele”, descreve Luiz Américo.

A tradição nordestina não se resume ao forró na família de Zé e Luiz. O filho encontrou no bacamarte seu grande amor, e junto à sua equipe participa de diversos eventos pelo Estado, sobretudo no período junino. “Não aprendi a tocar, só acompanho meu pai nas apresentações. Mas o bacamarte é minha paixão”, afirma.

Por Nayara Arêdes.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/saojoao/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário