terça-feira, 23 de junho de 2015

Barco de Fogo anima noite em Estância.


Barco de Fogo anima noite em Estância.

Na noite da última quinta-feira (11), na Praça Barão do Rio Branco, diversas manifestações culturais foram realizadas, como trio pé de serra, apresentações de espadas e a grande anfitriã da noite com mais de 18 belos Barcos de Fogo iluminando a noite estanciana e encantando a todos os presentes.

Segundo pesquisas o Barco de Fogo originou-se da imaginação de um menino, que certo dia fez um barquinho de papel e colocou fogo nele no quintal de sua casa, quase provocando um incêndio - seu nome, Chico Surdo. Foi criado pelo fogueteiro Chico Surdo e é uma manifestação única no mundo que acabou transformando Estância em "Capital Brasileira do Barco de Fogo".

A escolha do dia 11 de junho para comemorar o dia do barco de fogo, se deve por ser o dia do nascimento de Chico Surdo, inventor dessa bela pirotecnia, que além de entreter o público, passa uma visão singular da beleza do fogo e como ele pode fascinar a todos.

Várias pessoas compareceram ao evento que foi promovido pelos fogueteiros com o apoio da Prefeitura de Estância. Diversas manifestações culturais são o centro das atenções durante os festejos juninos de Estância, porém o Barco de Fogo é o grande anfitrião em todas as noites do mês de junho, que chova ou não, várias pessoas param e se encantam com as apresentações dos fogueteiros e seus barcos.

O melhor, é que existe uma competição saudável entre os fogueteiros, o que só beneficia aos que vão prestigiar a majestade passando pelos cabos de aço. Várias cores e formatos tomam conta da noite surpreendendo a todos, o que só fomenta a tradição da Cidade Jardim - Berço da Cultura Sergipana, com suas quadrilhas, batucadas, trios pé de serra, espadas e o carro-chefe de todos os eventos o Barco de Fogo.
Os fogueteiros promoveram a apresentação de mais de 18 lindos barcos de fogo, além de diversas espadas, a tradição está arraigada nos estancianos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, dividem o espaço, apreciando as belas manifestações culturais e também confraternizando.
Assim se caracteriza a importância do Barco de Fogo, um dos mais importantes elementos da cultura sergipana, que tem suas raízes na cidade de Estância.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net/saojoao2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário