segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ex-caminhoneiro conta história da Festa cinquentenária

Foto: Portal Infonet/Zalberto.

Infonet - São João - 12/06/2015.

Ex-caminhoneiro conta história da Festa cinquentenária
Festa do Caminhoneiro chega a 50 edições com muita tradição.

Há 50 anos na ativa, a Festa do Caminhoneiro ganhou projeção pegando carona no título conquistado por Itabaiana, capital nacional do caminhão. Mas, do início até o sucesso alcançado hoje em dia, a festa se modificou e incorporou diversos elementos. Quem conta parte dessa história é José Teles, que entre 1969 e 1974 atuou como caminhoneiro e viu nascer a tradição da festa.

No início, segundo conta José, tudo se articulava em torno da devoção a São Cristóvão. “Ele é o padroeiro dos motoristas. Mas como a paróquia aqui de Itabaiana celebrava a trezena de Santo Antônio, o dia 12 de junho passou a ser marcado como o dia dos motoristas. Nisso, Santo Antônio também se tornou padroeiro dos motoristas da cidade”, explica.

Naquele tempo, a festa ainda era pequena. “A gente rodava a cidade inteira. Participavam não só os caminhoneiros, mas a população em geral. Com isso, o tempo foi passando e a Prefeitura pegou o gancho, fazendo com que a festa se tornasse o que é hoje”, afirma José.

Mas, mesmo com uma nova roupagem e com o acréscimo de apresentações em nível nacional, a festa mantém sua tradição. Prova disso, para José Teles, é a carreata alusiva a Santo Antônio. “São 5 mil caminhoneiros que participam da carreata. Em nenhum canto do país existem tantos caminhoneiros assim”, garante José Teles.

Por Nayara Arêdes.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/saojoao/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário