terça-feira, 30 de junho de 2015

Espadas e Barco de Fogo iluminam festejos em Estância



Fotos: Arthuro Paganini.

Infonet > São João > Notícias > 26/06/2015.

Espadas e Barco de Fogo iluminam festejos em Estância
Luzes e cores encantam desde as crianças até os idosos

Em mais um ano de tradição nos festejos juninos, Estância mostra por que tornou-se conhecida como “a capital brasileira do Barco de Fogo”. Mostrando a habilidade adquirida ao longo de anos com seus ancestrais, os fogueteiros preparam um show de luzes e cores que atravessa a noite na cidade, encantando gente de todas as idades.

Na noite desta quinta-feira, 25, a programação no Arraiá Pedro Oliveira começou por volta das 21h, com a apresentação da quadrilha junina Balancê no Arraial, de Cristinápolis. Como de costume, também não faltaram os artistas regionais com o famoso forró pé-de-serra. Subiram ao palco a banda Gonzagueando e o Quinteto Pegada Nova. Mas as grandes atrações da noite foram o Barco de Fogo e a queima de espadas, que divertiram todos os presentes.

Barco de Fogo

Epifânio Araújo é fogueteiro profissional há três anos e membro da Associação Unida dos Fogueteiros e Pirotécnicos do Estado de Sergipe – Unifogos. Mas o amor pelo Barco de Fogo e pelos fogos de artifício começou ainda na infância: desde os 9 anos que ele acumula conhecimento no ofício.

O fogueteiro foi um dos responsáveis pelo show da noite desta quinta. Ele explica o que é necessário para ter um bom Barco de Fogo. “É preciso uma boa espada para fazer o percurso, uma boa iluminação e um bom acabamento com as chuvinhas, além da decoração”, resume. Para começar “do zero”, são precisos dois dias para aprontar o barco. Na montagem, entretanto, são gastas duas horas.

O Barco de Fogo percorre cerca de 200 metros, deixando um rastro de luz através do cabo de aço esticado de ponta a ponta da Praça Barão do Rio Branco. A preparação do barco começa ainda no mês de setembro, com a retirada dos bambus. Em média, a fabricação de um barco custa R$ 100. Mas Epifânio conta que os mais elaborados podem chegar a R$ 1500.

“Cada fogueteiro procura dar o seu melhor. Por isso, capricha na ornamentação e na escolha de cada detalhe, principalmente nos concursos. Quem fica mais encantado, geralmente, são os turistas. A gente procura explicar cada parte do processo para eles e até deixa acender o pavio. Eles ficam muito felizes”, explica.

O concurso de melhor Barco de Fogo foi realizado no último dia 23, e ainda não tem resultado oficial. Para Epifânio, manter a tradição é fundamental. “A cada ano vai ficando mais difícil manter, não por falta de vontade, mas por falta de dinheiro. Mas a gente procura não sufocar a tradição, por que é muito importante manter viva a nossa cultura e ensinar para as crianças”, diz.

Festejos.

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Cultura de Estância, Cláudio Hiroshy, o Arraiá Pedro Oliveira é reservado às atrações regionais e tradicionais. Já o forródromo sedia as apresentações dos artistas de renome nacional, além de concursos diversos. “Aqui se apresentam as quadrilhas, batucada, reisado e os cangaceiros mirins, além do Barco de Fogo e das Espadas”, informa.

Nas noites de maior público, os festejos do Arraiá e do forródromo juntos chegam a reunir mais de 20 mil pessoas. Em paralelo acontece também a programação do Forró na Roça, nas colônias Estancinha, Entre Rios, Rio Fundo e também no Abaís.

O Arraiá foi batizado em homenagem ao fogueteiro Pedro Oliveira, de 94 anos, que propagou a tradição do Barco de Fogo e é um dos moradores mais ilustres de Estância. Outro fogueteiro de renome é Valdir Menezes, pai da professora Valquíria Menezes, que deu continuidade à tradição paterna.

“Com seis anos ele ensinou a mim e a meu irmão, a gente nunca mais parou. Sou apaixonada e quero passar isso para as crianças, para que a tradição não morra”, afirma, empunhando uma espada. Ela ensina o jeito certo de acender e brincar com a espada. “A gente tem que usar sempre a luva e pegar pelo meio. Depois, é só manter longe do rosto e brincar como quiser. Só alegria”, descreve.

A programação dos festejos em Estância continua até o dia 29, com direito a Barco de Fogo, espadas, grupos folclóricos e bandas como Raio da Silibrina, Rojão Diferente e Forró Maior.

Por Nayara Arêdes.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/saojoao/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário