quarta-feira, 24 de junho de 2015

Grupo de Pífano representa Poço Verde no Arraiá do Povo

 Público chegou junto para ouvir o som do pífano.

 Grupo de Poço Verde apresentou no Coreto Ismar Barreto.
Créditos - Arthuro Paganini.

Infonet - São João - Notícias - 22/06/2015.

Grupo de Pífano representa Poço Verde no Arraiá do Povo
Para o grupo, pífano é coisa de família, passada por gerações

Na noite desta segunda-feira, 22, o Coreto Ismar Barreto, no Arraiá do Povo, foi tomado por legítimos representantes da cultura sergipana e poço-verdense. O Grupo de Pífano de Poço Verde rendeu o público do evento, que dançou e se encantou com a sonoridade típica do Nordeste.

Os agudos do pífano - ou pife, para os íntimos - contrapõem o grave da zabumba, criando uma melodia gostosa e envolvente. Segundo João de Neto, que há 42 anos participa do Grupo, o pífano é coisa de família. Ele integra o grupo junto aos seus irmãos e primos, e recebeu a música como herança do avô e dos pais.

“Meu avô ensinou ao meu pai, que cantava em um grupo de folclore. Minha mãe dançava o folguedo. A gente aprendeu ainda pequeno, eu tinha oito anos de idade. Aí a gente não parou mais”, afirma João de Neto, que do alto de seus 51 anos não deseja largar o pífano e as tradições de sua terra. “Gosto muito do que faço e o povo também gosta”, diz.

Quanto às origens do Grupo de Pífano, ele explica que tudo começou na época das novenas. “As novenas existem desde que o mundo é mundo e a gente cantava nas novenas, com o pífano e os outros instrumentos acompanhando”, conta. Além dos representantes de Poço Verde, outros grupos subiram ao coreto, trazendo animação logo na entrada para quem compareceu ao Arraiá.

Por Nayara Arêdes.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/saojoao/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário