terça-feira, 23 de junho de 2015

Rua de São João pede passagem nos festejos sergipanos

Quadrilhas participaram de mais uma noite de competição na Rua de São João.
Crédito: Portal Infonet.

Infonet - São João - Notícias - 20/06/2015.

Rua de São João pede passagem nos festejos sergipanos
Centenária, Rua de São João dá continuidade à tradição

Nos festejos juninos de Sergipe, a centenária Rua de São João pede passagem. Sustentando um dos concursos de quadrilhas mais tradicionais e democráticos do Estado, a Rua mostra que a história iniciada em 1905 deve perdurar por muito tempo. Na noite deste sábado, 20, o local trouxe quatro quadrilhas para a primeira fase da competição, que se estende até o dia 29.

De acordo com o presidente do Centro Social Rua de São João, Ronaldo Alves, o diferencial do concurso é o fato de reunir representantes tanto da Liga de Quadrilhas Juninas de Sergipe como da Associação de Quadrilhas Juninas do Estado de Sergipe. “Cada uma das entidades traz 16 quadrilhas filiadas à disputa. Na Rua de São João, todas as quadrilhas participam”, explica.

Ronaldo, que é socorrense mas mora em Aracaju desde os cinco anos, criou-se assistindo aos festejos da Rua. A casa de seus pais fica logo em frente ao local onde a festa é realizada. Para ele, mesmo com a renovação, o evento conseguiu manter suas raízes. “O que mudou é que tudo é muito mais produzido hoje. Antes, os vestidos eram de chita, era tudo simples. Agora, os vestidos são cheios de adereços e as coreografias são cheias de teatro”, afirma.

A programação na Rua de São João foi iniciada no dia 14 de junho. A primeira fase do concurso acontece até o dia 21. Do dia 22 até o dia 28, são as semifinais. A grande final será dia 29, e a premiação acontece no dia 11 de julho. Os vencedores recebem um troféu e um incentivo em dinheiro.

“Neste ano, aproveitamos para fazer uma homenagem ao presidente de honra do Centro Social Rua de São João, Antônio Soares de Freitas. O troféu entregue aos vencedores terá o nome dele. Ele é o morador mais antigo da Rua e tem mais de 90 anos”, conta Ronaldo.

Apresentações

Na noite do dia 20, se apresentaram as quadrilhas Xodó da Vila, Raízes do Sertão, Luiz Gonzaga e Rosa Dourada. Segundo o quadrilheiro Erick Bertulino, da Luiz Gonzaga, se apresentar na Rua de São João é uma grande satisfação. “A gente se sente motivado a contagiar o público e mostrar aos jurados o nosso trabalho e cultura para conseguir uma boa colocação”, diz.

Erick é filho do marcador da quadrilha, Edson Alves, e carrega no sangue o amor pelo forró. Aos 17 anos, ele já dança há dois anos. O jovem quadrilheiro tem na ponta da língua o tema deste ano: “Na Magia e Tecnologia, os Contos do Nordeste se Transformam em Alegria”. “A ideia é mostrar, através da tecnologia, as histórias de Luiz Gonzaga, do Padre Cícero Romão e dos cangaceiros de Lampião e Maria Bonita”, relata.

Para o jurado Valter Jubiabá, não é difícil citar os critérios mais importantes para avaliar as quadrilhas. “Tem que ter animação, xaxado, baião, xote e forró no pé”, resume. O estudante Sebastião Ferreira aproveitou o tom familiar para levar os dois filhos – um deles ainda na barriga da mamãe – e sua esposa à festa.

“É a primeira vez que venho. Estou gostando muito. É mais calmo, tranquilo, e as quadrilhas são muito bonitas. Planejo voltar todas as noites”, garante.

Por Nayara Arêdes.

Texto e imagem reproduzidos pelo site: infonet.com.br/saojoao/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário