terça-feira, 16 de junho de 2015

Forró no Museu anima São João da Gente Sergipana 2015

Foto: Divulgação.

Infonet - Cultura - Noticias - 12/06/2015.

Forró no Museu anima São João da Gente Sergipana 2015
Os turistas que visitavam o museu puderam sentir o São João

O forró é tradição o ano todo em Sergipe, mas no mês de junho ele é ainda mais representativo para nossa gente. Por isso que o São Joao da Gente Sergipana desse ano incluiu na programação esse ritmo contagiante e envolvente. A zabumba, o triângulo e a sanfona do Trio Balança Eu deram o tom ao grande arraiá que se formou no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda nesta sexta, 12. A pisada e o sorriso do público comprovaram o quanto forró combina com museu.

Canções que já viraram hinos juninos, músicas de artistas sergipanos e outras de autoria do trio Balança Eu ecoarem por todos os cantos do museu. Passando por várias instalações, o trio arrastou sergipanos e turistas de todas as idades para dançar o ritmo nordestino. A pequena sergipana Elóa Santos, de 7 anos, não parou de dançar. Segundo sua mãe, Thamires Santos, ela adora o museu e a festa de hoje a fez se encantar ainda mais pelo local. “Sempre que passamos por aqui entramos para visitar. Quando vi que ia ter forró aproveitei para trazê-la novamente, ela adora quadrilha, adora o São João. Essa iniciativa é muito importante, tem que continuar acontecendo. As nossas raízes, o nosso São João não podem morrer nunca”, completou Thamires.

Os turistas que visitavam o museu, além de conhecerem um pouco mais da nossa cultura através das instalações, puderam sentir um pouco do que é o nosso São João. O casal de Minas Gerais, Beatriz de Moura e Sidnei Veras, vieram ao Museu pela primeira vez e se encantaram com o local e com o São João da Gente Sergipana. “Sergipe é maravilhoso, nós adoramos esse lugar. O museu além de lúdico, interativo e tecnológico, tem a cultura sergipana em todos os cantos. Estamos encantados com o São João e adoramos ser recebidos com a música tradicional do estado”.

Possibilitar que o visitante sinta a cultura sergipana é a principal proposta do museu, por isso ações como essa lhe dão ainda mais vida. “Além das instalações permanentes e temporárias, o Museu da Gente tem um aspecto de alma. Todas as nossas ações fazem com que esse local seja um espaço de celebração efetiva, um espaço de vivências culturais. E o São João da Gente Sergipana 2015 está trazendo mais uma vez as pessoas para participarem efetivamente das nossas ações e sentirem o que temos de melhor no nosso estado”, afirma o superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda.

O Trio Balança Eu exaltou Aracaju e Sergipe, suas riquezas, mostrando o quanto é sergipana e faz questão de valorizar sua cultura. Além das canções de artistas locais, Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, foi exaltado ao som da música Asa Branca, que fez todo público cantar e aplaudir. Alberto Marcelino, um dos integrantes do trio, comentou sobre a satisfação em estar participando do São João da Gente Sergipana. “Balança Eu está muito feliz de participar dessa festa. Nosso trabalho é pautado na música sergipana e o trabalho do Museu da Gente tem tudo a ver com a nossa banda. A receptividade do público não poderia ser melhor, uma energia positiva que só nos incentiva a continuar tocando forró e cantando as músicas dos nossos artistas locais”, destaca Alberto.

São João da Gente Sergipana

Realizado pelo Instituto Banese e pelo Governo de Sergipe, com a promoção do Museu da Gente, o São João da Gente Sergipana 2015 começou no último dia 09 com oficinas de Decoração Junina e de Danças Juninas que acontecem todas as terças, quartas e quintas do mês de junho.

A programação continua no dia 19 com a apresentação da Quadrilha Ta Tu na Roça. Nesse dia o furdunço começa na praça General Valadão de onde sairá às 15h o cortejo junino com a quadrilha em direção ao museu, e lá a brincadeira continua até às 18h. E como o São Joao é feito de muita brincadeira, no dia 26, das 15h às 18h, a Brincadeira no Museu será com o Batalhão de Bacamarteiros de Aguada, do município de Carmópolis. E para finalizar a programação mais uma vez será transmitido o Programa 'Puxa o Fole' direto do Museu da Gente Sergipana no dia 28, às 12h. O cantor sergipano Sergival conduzirá ao vivo direto do auditório do museu um programa especial com a participação de diversos artistas sergipanos e uma homenagem a Paulo Ferreira dos Santos, o Xaxado do Mercado de Aracaju.

As atividades são gratuitas e abertas ao público de todas as idades, aos sergipanos e turistas. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju.

Fonte: Ascom Museu da Gente.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário