sexta-feira, 12 de junho de 2015

Vândalos danificam base de monumento em praça



Publicado originalmente no site do Jornal do Dia, em 9/06/2015.

Vândalos danificam base de monumento em praça
 Foram retiradas peças e placas de bronze que ficavam na base do monumento erguido em 1912

Gilson Sousa

Uma ação de vândalos no Centro de Aracaju danificou parte do monumento a Fausto Cardoso que fica na praça de mesmo nome, nas proximidades do Palácio Museu Olímpio Campos e da Assembleia Legislativa. Provavelmente durante o final de semana foram retiradas peças e placas de bronze que ficavam na base do monumento erguido em 1912. Até à tarde de ontem nem a Polícia Militar e nem a Guarda Municipal, que é responsável pela preservação do patrimônio público, havia tomado conhecimento do fato.

O Jornal do Dia buscou informações junto a uma patrulha da PM que fazia ronda no local na tarde de ontem e não obteve resposta sobre qualquer tipo de queixa. Já o coronel PM Enilson Aragão, comandante da Guarda Municipal, tomou conhecimento do fato pelo jornal e prometeu tomar providências. Isso porque existem outras peças de bronze no monumento que poderão se tornar alvo dos bandidos nas próximas horas.

A Praça Fausto Cardoso, também conhecida como Praça dos Três Poderes por abrigar em seu entorno sedes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, foi construída dois anos depois de Aracaju ser transformada na capital do estado de Sergipe, em 1857. Já o monumento a Fausto Cardoso foi colocado na praça em 1912, quando também foram construídos os dois coretos que até hoje embelezam a praça.

A gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira promoveu uma grande reforma na praça, mas os problemas estruturais são registrados com frequência, principalmente pela ação dos vândalos e pela falta de manutenção constante. Em 2010 foi pedido ao IPHAN a inclusão da praça no Livro de Tombo histórico e paisagístico, o que poderá assegurar mais recursos para manutenção de todos os equipamentos e monumentos.

O homenageado na praça, Fausto Cardoso, que teve seu monumento vilipendiado, é um dos mais importantes nomes da politica sergipana. Ele foi advogado, poeta e filósofo, além de político. Nasceu em Divina Pastora, no dia 22 de dezembro de 1864, e morreu em Aracaju, no dia 28 de agosto de 1906, assassinado justamente nas proximidades da praça que leva o seu nome.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário