segunda-feira, 29 de junho de 2015

Peneirou Xerém mostra a força da melhor idade no Arraiá

 Giros e sorrisos fazem parte da apresentação.

Cerca de 40 idosas participam do Peneirou Xerém.
Créditos: Arthuro Paganini

Infonet - São João - Notícias - 24/06/2015.

Peneirou Xerém mostra a força da melhor idade no Arraiá
Público do Arraiá do Povo ficou encantado com a apresentação

Na noite desta terça-feira, 23, o grupo Peneirou Xerém trouxe a alegria da melhor idade ao Tablado Ari Soares, no Arraiá do Povo. Formado por cerca de 40 idosas para lá de animadas, o Peneirou está na ativa há 26 anos, sob a coordenação de Josefa Oliveira. Além de diretora, ela é também a idealizadora do grupo, que começou por acaso.

“Tudo veio por conta da história de vida de cada uma. Em um curso de Terapia Ocupacional, uma brincadeira fez com que o grupo fosse formado. De lá para cá, nunca mais paramos”, afirma Josefa. A apresentação do grupo emocionou o público, que ficou encantado pela vitalidade e alegria das idosas.

Com vestidos rodados e sempre com uma peneira na mão, as idosas dançam, rodam e brincam umas com as outras, em uma apresentação marcada por sorrisos e gestos largos. Os figurinos e passos também são idealizados por dona Josefa. Para ela, o grupo é motivo de grande orgulho. “Elas voltam a ser crianças, isso é muito bonito”, resume.

Os ensaios para o período junino se iniciaram em fevereiro, sob o comando do marcador Alex Chagas. Em seu primeiro ano no Peneirou Xerém, Alex conta de suas experiências em companhia das idosas.

“Minha avó faleceu no ano passado, com 104 anos. Isso tornou mais fácil o meu convívio com o grupo, fez com que eu pudesse transmitir minhas ideias de forma mais clara. Para mim, é só alegria e satisfação trabalhar com elas. O mais importante é que essa alegria não fica só dentro do grupo, elas levam isso para suas casas”, explica.

No final de julho, o Peneirou Xerém viajará ao Rio de Janeiro para participar da tradicional Feira de São Cristóvão. “Vamos todos os anos e passamos cinco dias lá, nos apresentando. Somos sempre bem recebidas e reconhecidas, tratadas com luxo”, relata Josefa Oliveira.

Por Nayara Arêdes.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/saojoao/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário