quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Bombeiras abraçam campanha Outubro Rosa

 No mês de outubro, o quartel se iluminou de rosa. 
Foto: CBM/SE


Publicado originalmente no site FAN F1, em 31/10/2018

Bombeiras abraçam campanha Outubro Rosa

Por Célia Silva

De capacete na mão, coturno, calça usada no combate a incêndio e camisa rosa, bombeiras militares de Sergipe estenderam, na manhã desta quarta-feira (31), suas ações de prevenção e salvamento para conscientizar mulheres sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama, em apoio à Campanha ‘Outubro Rosa’. Além do evento em alusão à Campanha, o CBMSE iluminou de rosa a fachada do quartel do comando geral.

Elas realizaram uma marcha e distribuíram panfletos no Calçadão da Rua João Pessoa, Centro de Aracaju/SE, sobre a doença, que deve atingir, só este ano, 60 mil mulheres, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Gostei muito da iniciativa”, disse a dona de casa Maria Dirlene.

Além de alertar a sociedade, as bombeiras militares participaram, no quartel do comando geral, de uma palestra com a médica major Alessandra Aleixo, que falou sobre fatores de risco, ações preventivas, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

“O autoexame deve ser feito mensalmente, após a menstruação. O exame físico é anual, feito por médicos, a partir de 25 anos. Quanto à mamografia, o rastreamento é feito a partir dos 40 anos, mas se as mulheres têm alto risco, com histórico na família, por exemplo, devem fazer já a partir dos 30 anos”, afirma a médica.

Texto e imagens reproduzidos do site: fanf1.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário