domingo, 25 de novembro de 2018

Exposição na Biblioteca Ivone de Menezes homenageia o poeta Mario Jorge




 Fotos: Sergio Silva

Foto: Edinah Mary

Publicado originalmente no site da Agência Aracaju de Notícias, em 24/11/18 

Exposição na Biblioteca Ivone de Menezes homenageia o poeta Mario Jorge 

Você já ouviu falar do escritor, concretista e poeta Mário Jorge? Se sua resposta for negativa, não tem problema. Você tem a oportunidade conhecer a história desse sergipano na Biblioteca Municipal Ivone Menezes, que preparou uma homenagem especial em sua galeria de escritores durante todo o mês.

A exposição realizada na biblioteca, vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), homenageia um escritor sergipano todos os meses. Neste mês, será dividida em duas fases: um painel com as obras do escritor e um mural com versos e reversos apresentando também sua biografia. O evento é aberto aos estudantes das escolas estaduais e municipais e a todos os moradores da capital.

Para a coordenadora da biblioteca e responsável pela exposição, Nancy Teresa, Mário Jorge merece ser homenageado por ter “influenciado a literatura sergipana, a vanguarda e tropicália e por ter construído algumas obras como Silêncio Solto, De Repente a Urgência e ter escrito poemas, sendo um dos mais importantes escritores de Sergipe”, completou.

Nancy destaca ainda a importância dessa homenagem para a população de Aracaju. “Os alunos e a população em geral têm a oportunidade de conhecer suas obras, seu trabalho, sua atuação no meio poético e sua contribuição para a Literatura Brasileira”, destacou.

Sobre Mário Jorge

Mário Jorge de Menezes Vieira nasceu no dia 3 de novembro de 1946, em Aracaju. Foi um militante estudantil da década de 60, durante a ditadura Militar. Iniciou seus estudos em Direito e depois optou por cursar Ciências Sociais em São Paulo, mas não concluiu. Faleceu na capital, num acidente de trânsito, na manhã de 11 de janeiro de 1973, aos 27 anos de idade.

Mesmo morrendo jovem, Mário chegou a publicar um livro intitulado Revolição, no formato de envelope. Além disso, escreveu artigos para revistas e jornais sergipanos. Após sua morte, outras obras foram publicadas como “Noite que nos Abita”, “Poemas de Mario Jorge” e “Cuidado, Silêncios Soltos”.

A exposição em homenagem a Mário Jorge segue até o dia 31 de dezembro. Escolas públicas e particulares interessadas em levar seus alunos devem entrar em contato com a Biblioteca Ivone de Menezes e agendar a visita através do número: 3179-6411. A unidade fica localizada na rua Major Edeltrudes, no bairro Farolândia, e fica aberta das 8h às 17h.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário