segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Chica Chaves oferece boas opções de artesanato para turistas e aracajuanos



 A artesã Denise Pereira comemora as melhorias 
feitas pela atual gestão

 Os turistas elogiam a qualidade e variedade dos nossos 
produtos, disse a artesã Maria

O Chica significa muito para as artesãs da cidade,
 por isso sua reestruturação foi muito comemorada,
 afirmou a supervisora do local, Maria Altair

A paulista Artemis da Silva, se agradou das opções
 de compras que o lugar oferece

Adorei a estrutura do espaço sem contar  na simpatia
 das profissionais, comentou a professora Maristela


A Marinete do Forró leva grupos de turistas 
para o Centro de Artesanato
Fotos: Ascom Emsurb

Publicado originalmente no site da PMA, em 24/11/18

Chica Chaves oferece boas opções de artesanato para turistas e aracajuanos

Bonecas de pano, bordados, confecção, esculturas em barro e peças em crochê. Essas são apenas algumas das opções do autêntico artesanato sergipano que pode ser encontrado por aracajuanos e turistas no Centro de Artesanato Chica Chaves. O local, que foi reformado e entregue à comunidade há 5 meses pelo prefeito Edvaldo Nogueira, é uma opção de atração turística da Orlinha do bairro Industrial, localizada na zona Norte da capital.

Administrado pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o centro de compras abriga artesãs que comercializam produtos a preços acessíveis, sendo uma excelente alternativa para aqueles que desejam fugir do Centro da cidade e fazer suas escolhas com conforto e tranquilidade.

Na reforma do espaço que recebeu reparos no telhado, cobertura de gesso dos 16 boxes, revisão da rede de eletricidade, pintura, instalação de cerca elétrica, adaptações nos banheiros para pessoas com deficiência, além de um trabalho em grafite na parte externa pelo artista Marcel Kazo, foram investidos R$ 108 mil.

Para a supervisora do centro de artesanato, Maria Altair Alves, a obra representa a preocupação da atual administração municipal com a geração de emprego e renda para uma classe que, na maioria das vezes, é esquecida pelos gestores. “O Chica significa muito para as artesãs da cidade, por isso sua reestruturação foi muito comemorada pelos permissionários. Após a reforma o local ficou mais atrativo não só para os turistas, como também para a população aracajuana", enfatizou.

Maria Altair afirmou ainda que o trabalho que vem sendo desenvolvido através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), com a Marinete do Forró, auxilia no impulsionamento das vendas. “Toda sexta-feira recebemos um grupo com cerca de 40 turistas trazidos pela Marinete que, após percorrer outros pontos turísticos de Aracaju, param aqui para realizar suas compras, o que nos deixa muito satisfeitas e com boas perspectivas de vendas. Eles descem do ônibus animados e logo se encantam com tudo que encontram aqui".

O colorido dos itens expostos no box da artesã Denise Pereira Santana Moreira impressiona. Ela, que comercializa no espaço desde a sua inauguração, há 13 anos, enalteceu as melhorias promovidas pela administração municipal no centro de compras. "Depois que a Prefeitura reformou o Chica, as coisas começaram a melhorar pra gente, porque aos poucos a clientela está retornando. Percebo que o centro de artesanato está sendo mais visitado e isso está se refletindo em nossas vendas", afirmou ela que vende bonecas de pano e peças em crochê.

Em meio aos bordados, enquanto fazia o acabamento em uma peça feita com conchas, a artesã Maria Verselina Oliveira Silva comentou com simpatia sobre a nova estrutura do prédio. “Todos os turistas e visitantes quando entram aqui gostam muito do espaço e elogiam a qualidade e variedade dos nossos produtos como os bordados, as pinturas em tecido e os objetos artesanais para decoração", disse satisfeita.

Pela primeira vez na capital, a paulista Artemis da Silva, que chegou ao centro de compras na Marinete do Forró, se agradou das opções de compras que o lugar oferece. "Sou apaixonada por produtos artesanais e a beleza das peças produzidas aqui me impressionaram. Olhando atentamente os detalhes percebi o carinho e cuidado com que essas artesãs trabalham. Além disso, a estrutura oferecida no ambiente também é bastante agradável. Vocês estão de parabéns", destacou.

A professora Maristela Acorssi, que também integrava o grupo da Marinete, disse estar encantada com as peças e o acolhimento por parte das artesãs. "Estou em férias com minhas amigas e estou amando a cidade. Adorei a estrutura do espaço sem contar na simpatia das profissionais que aqui trabalham e nos receberam com um sorriso no rosto. Com certeza levarei boas lembranças daqui", afirmou a paulistana que aproveitou para tirar fotos durante o passeio.

O Centro de Artesanato Chica Chaves funciona de terça a sábado, de 9h da manhã até às 17 horas.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário