terça-feira, 27 de novembro de 2018

Largo da Gente Sergipana será premiado



Clique na foto para aumentar

Publicado originalmente no site ASN, em 27 de Novembro de 2018

Largo da Gente Sergipana será premiado

A premiação "Destino Aracaju" acontece na próxima quinta-feira, dia 29, às 21h, 
no restaurante Zodíaco, na Orla Pôr do Sol

Na mesma semana em que o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda recebe a Ordem do Mérito Cultural em 2018, maior condecoração do Ministério da Cultura, e em que completa 7 anos, o Largo da Gente Sergipana também será premiado. A premiação "Destino Aracaju" acontece na próxima quinta-feira, dia 29, às 21h, no restaurante Zodíaco, na Orla Pôr do Sol.

O prêmio acontece pela primeira vez este ano, e é realizado pelo mesmo grupo que organiza outras premiações como: o Educar-se, Sanfona de Ouro e Destaques da Cultura. E desta vez os organizadores resolveram premiar 42 nomes ligados ao turismo, entre lugares, personalidades e empresas. Além do Largo, lugares como o Parque do Falcão e a Croa do Goré serão destaques no evento.

O Diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, João Francisco e o Supervisor do Museu da Gente Sergipana Carlos Weniso, estarão no evento recebendo a premiação. "Estamos muito felizes com mais uma premiação. Assim como o Museu, o Largo deu vida ao centro da cidade, sobretudo aos finais de semana, e falando em turismo ele aumentou a quantidade de visitantes do Museu. Além disso, o Largo valoriza as manifestações culturais do nosso estado, que mostram como o povo sergipano é multicultural, com influência dos africanos, dos índios, e dos portugueses", disse Carlos Weniso.

O Largo tem apenas oito meses desde a sua inauguração, no dia 17 de março, e já está sendo destaque. O espaço é uma das maiores homenagens à cultura popular sergipana, localizado em frente ao Museu; além do píer, de uma área de convivência e de um atracadouro; possui nove esculturas de 7 metros de altura que representam as danças e tradições, folguedos e manifestações da cultura popular de Sergipe: São Gonçalo, Taieira, Chegança, Reisado, Parafusos, Cacumbi, Bacamarteiros e Lambe Sujo x Caboclinho. O Largo também conta com um décimo elemento artístico, que faz uma homenagem ao Barco de Fogo do município de Estância. O lugar é uma instalação artística urbana integrada a paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, e dialoga conceitualmente com o acervo do Museu da Gente Sergipana.

Premiações do Museu da Gente Sergipana

Ao longo dos sete anos de funcionamento o Museu da Gente Sergipana já recebeu diversos prêmios e classificações: "O Melhor da Arquitetura 2012"; "Atração do Ano" pelo Guia Quatro Rodas Brasil de 2013; "Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade", na categoria Responsabilidade Social; e o "Certificado de Excelência 2014" do site TripAdvisor. Além disso, foi classificado como um dos 10 melhores museus do Brasil segundo o Travellers' Choice Museus 2014, um dos museus mais visitados no país em 2016, segundo uma das maiores agências de viagens online do mundo, a Expedia, e em 2018 o primeiro, dos cinco museus, mais visitados do Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário