sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Fanfarras do município compõem a programação artística


Publicado originalmente no site da PMSC, em 30/10/2018

Especial: FASC 2018 - Fanfarras do município compõem a programação artística

Antes da profissão de cantor existir as orquestras e fanfarras animavam as festas, geralmente da nobreza, e serviam de atração nos eventos do período colonial. A 35ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão, também abre espaço para as apresentações destes grupos musicais.

Regida pelo maestro José Fortunato da Silva, e detendo o título de campeã nacional do Concurso de Bandas e Fanfarras, em 2001 realizado pela Confederação Brasileira da categoria, a Associação Filarmônica Lira Sancristovense (AFLS), será uma das atrações do dia 16 de novembro, do Palco João Bebe-Água. Os músicos começarão o show às 20h, e vêm ensaiando desde o início do ano.

“Ano passado nos apresentamos na igreja do Amparo e este ano vamos estar nos apresentando no Palco Principal, como acontecia nas edições mais antigas do Festival. Antes do FASC a Lira estava trabalhando apenas como uma escola de música. Com o resgate do festival, voltamos a nos apresentar em palcos. Vamos trazer em nosso repertório músicas de cantores da MPB, como Tim Maia, Roupa Nova e outros artistas da nossa música. Estamos também felizes por neste ano a Lira está composta em 80% por nosso alunos, diferente de outras épocas, que tínhamos mais instrutores e professores tocando”, destacou o instrutor da Lira Sancristovense, Mário Augusto Oliveira.

Uma novidade nos Cortejos que acontecerão pelas ruas do Centro Histórico nos quatro dias do FASC, será a Banda de Fanfarra formada pelos alunos da EMEF Araceles Rodrigues Correia.

O grupo vem se firmando como uma atração à parte nos desfiles de 7 de Setembro do Cetro Histórico e do Grande Rosa Elze. E chama a atenção pelas evoluções e pelo repertório que mistura as tradicionais marchas marciais com sucessos da música pop, sertanejo, axé e outros ritmos. A Fanfarra do Araceles fará parte dos Cortejos do dia 17, animando as ruas da Cidade Mãe a partir das 16h.

O instrutor da banda, Anthony Santos da Luz, destacou a empolgação dos músicos e da responsabilidade de ser uma das atrações do FASC 2018. “Desde o início do ano que a gente vem ensaiando. Para nós, o desfile de 7 de Setembro é a nossa maior vitrine. Este ano o público mais uma vez nos ovacionou e talvez por isso a Prefeitura tenha nos convidado para participar do Festival. Nosso repertório inclui sucessos de vários estilos, axé, samba, pagode, sertanejo, música pop e MPB, além das marchas tradicionais. Esperamos que o público entre no clima da banda e acredito que além de termos feito uma boa apresentação no Desfile da Independência, a nossa determinação também garante o nosso sucesso”, frisou o instrutor...  

Texto e imagem reproduzidos do site: saocristovao.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário