terça-feira, 20 de novembro de 2018

Editora Oficial do Estado de Sergipe completa nove anos

Editora Oficial do Estado de Sergipe completa nove anos 
 Arte: Segrase



O diretor Industrial da Segrase, Mílton Alves afirma 
estar contente com os resultados positivos da Edise,
 pois fomenta a expansão literária e cultural sergipana

Para o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, 
a Editora é sinônimo de cultura e inovação,
focando sempre na diversidade de suas publicações

O autor Ronaldson Sousa que lançou ‘Litorâneos’, 
primeira publicação da editora

A jornalista Vivian Reis, autora de ‘A Fórceps’, de 2017, 
também narrou sobre a experiência de parceria com a Editor

Agência Sergipe de Notícias 19 de Novembro de 2018

Editora Oficial do Estado de Sergipe completa nove anos

A Edise tem se encarregado de trazer e aproximar a cultura popular local, elevando-a e buscando sempre apresentar escritores que fazem com que a região Nordeste apresente suas riquezas

A Editora Oficial do Estado de Sergipe - Edise, órgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase, completa nove anos em novembro. A Edise tem se encarregado de trazer e aproximar a cultura popular local, elevando-a e buscando sempre apresentar escritores que fazem com que a região Nordeste apresente suas riquezas. Desde o seu início, 152 publicações foram lançadas.

Para o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, a Editora é sinônimo de cultura e inovação, focando sempre na diversidade de suas publicações. Dessa forma tem alcançado um público variado. “A Edise promove a educação, o desenvolvimento tecnológico, a cultura filosófica, científica e literária do Estado. Desde sua criação exerce grandes mudanças no cenário literário, como a criação da Revista Cumbuca, que aborda temas de grande valor cultural, e do lançamento de livros em formato de e-book”, destaca.

Para a divulgação de suas obras, revistas e outras publicações, a Edise participa de eventos literários, como feiras nacionais, regionais, e até mesmo internacionais. A Editora já esteve presente na Feira Universitária do Livro da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), em Ilhéus/BA; Bienal Internacional do Livro de São Paulo; Bienal Brasil do Livro, em Brasília; Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro; Bienal do Livro de Itabaiana; Bienal Internacional do Livro de Alagoas; Bienal da Literatura, em Brasília; e Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia. A Edise em 2018 participou da Feira de Livros de Nossa Senhora da Glória/SE; Festival de Artes de São Cristóvão – FASC, 22ª - Feira Pan Amazônica do Livro, em Belém/PA, 16ª Feira Universitária do Livro de Curitiba, e novamente da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre outros eventos literários.

Em nove anos, a editora lançou 152 títulos, e em 2018, ano que foi marcado pela diversidade, foram, até agora, publicadas 20 obras. Trazendo à tona temas como cultura e práticas religiosas de matrizes africanas, violência contra a população LGBT, cultura local e regional, ficção, aventura, e muitos outros.

O autor Ronaldson Sousa que lançou ‘Litorâneos’, primeira publicação da editora, comentou sobre a inauguração após nove anos. “O lançamento inaugural de ‘Litorâneos’, obra que já está na 2ª edição, foi publicada pela Edise e muito me honrou. Fiz toda a editoração eletrônica e capa e a impressão com selo editorial seriam pela Editora do Diário Oficial, que nascia enquanto editora à época. A experiência foi muito gratificante, lancei meu livro e valeu muito à pena, foi inesquecível. Gratidão total”.

A jornalista Vivian Reis, autora de ‘A Fórceps’, de 2017, também narrou sobre a experiência de parceria com a Editora. “A oportunidade que eu tive de fazer o meu livro através da Edise, foi uma coisa fundamental na mudança de paradigma para a minha vida. Foi uma Editora que acolheu e respeitou meu texto desde o início. A seriedade e comprometimento de todos os profissionais, de todas as pessoas envolvidas no processo, com as publicações que faz, desde a diagramação, da programação, da editoração eletrônica, até a finalização da impressão, tudo é muito cuidadoso, e é um orgulho muito grande ter editado o meu livro através da Edise”.

O diretor Industrial da Segrase, Mílton Alves afirma estar contente com os resultados positivos da Edise, pois fomenta a expansão literária e cultural sergipana. “A Edise vem incentivando o consumo literário há nove anos, e esse feito é de grande responsabilidade, pois é dessa forma que se enrijece o processo de valorização de um povo, de uma cultura, além de, principalmente, desenvolver o gosto pela leitura através de obras fantásticas e diversificadas”, afirma.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário