quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Livro reúne momentos marcantes da política em Sergipe e no Brasil

Lançamento do livro será no Museu da Gente Sergipana 
Foto: Anita Paixão

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 5 de novembro de 2018 

Livro reúne momentos marcantes da política em Sergipe e no Brasil

A autora Anita Paixão reuniu no livro “Lydio Paixão: da Revolta Tenentista de 1924 ao suicídio de Vargas” histórias de importantes acontecimentos que marcaram o Estado de Sergipe e o Brasil. O lançamento do livro será no dia 13 deste mês, a partir das 18h, no Museu da Gente Sergipana.

O livro aborda a trajetória de Lydio Paixão, avô de Anita. Segundo a autora, por ocasião do suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, houve a eclosão de revoltas populares por todo o Brasil, inclusive em Sergipe. Entre os episódios que ocorreram na cidade de Aracaju, está o assassinato de Lydio Paixão por linchamento, na Praça Fausto Cardoso. Lydio era candidato ao cargo de vereador pelo Partido Social Progressista – PSP.

A história de Lydio Paixão, entretanto, não se resume à trágica morte, pois vivenciou momentos importantes da história de Sergipe: a revolta tenentista de 1924; o Integralismo em nossa terra; o torpedeamento de navios mercantes no litoral sergipano, em 1942; a campanha ‘O Petróleo é Nosso’; e a política sergipana nas décadas de 1930 a 1950. “O livro objetiva resgatar a memória de meu avô nos aspectos humano e histórico-social. É uma construção biográfica que foge dos modelos tradicionais”, resume Anita.

Por João Paulo Schneider e Verlane Estácio

Com informações da autora

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário